- Publicidade -
- Publicidade -
21.1 C
Balneário Camboriú

Exames de radiografia podem ser descartados no Centro de Diagnose de Balneário Camboriú

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Luciano Huck esteve em Camboriú nesta segunda-feira

O apresentador Luciano Huck esteve em Camboriú, nesta segunda-feira (5), gravando para o programa Domingão com Huck, da Rede...

Balneário Camboriú ganha programação especial para celebrar lançamento do Senna Tower

No próximo dia 10 de maio (sábado) acontecerá o lançamento do prédio que será o maior residencial do mundo,...

Balneário Camboriú será novo porto de embarque para roteiros da MSC Cruzeiros pela América do Sul 

A MSC Cruzeiros anunciou nesta terça-feira (6) Balneário Camboriú como novo porto de embarque para roteiros pela América do...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú está recebendo exames de radiografia antigos que não podem ser descartados na coleta comum e nem na coleta de reciclados. 

O Centro Municipal de Diagnose recebeu um recipiente apropriado para receber este tipo de exames.

O secretário de Saúde de Balneário Camboriú, Omar Tomalih, disse que o objetivo é reduzir danos ao meio ambiente, cumprindo a Lei n° 16.698, que determina que as instituições públicas e privadas orientem os pacientes sobre o descarte adequado de filmes radiográficos.

“A equipe de radiologia do Centro de Diagnose, sempre se preocupou com o descarte dos filmes e químicos que por anos foram utilizados no setor. De acordo com a legislação, hospitais, clínicas e consultórios médicos deverão providenciar recipientes coletores apropriados para o descarte de filmes radiográficos”, disse Tomalih.

O decreto 1297 de 11/09/2017 publicado no DOE – SC em 12 setembro de 2017, regulamenta a Lei nº 16.698, de 2015, que dispõe sobre o descarte, ambientalmente adequado, de filmes de radiografia usados no Estado de Santa Catarina.

Segundo o secretário, quando o equipamento é de tecnologia analógica se faz necessário filmes radiográficos compatíveis. Estes filmes apresentam características específicas tendo uma base de poliéster e em ambos os lados uma emulsão que contém metais pesados (cristais de prata). A prata é extremamente prejudicial ao meio-ambiente e quando descartados incorretamente contaminam solos e lençóis freáticos por centenas de anos.  

“Por este motivo informávamos o público que caso tivessem que descartar radiografias antigas, nós recolhíamos e encaminhávamos à empresa que fazia o descarte correto”, segue Tomalih.

- Continue lendo após o anúncio -

Atualmente o Centro de Diagnose possui um equipamento digital e a película para impressão do exame radiológico é reciclável, não possuindo mais em sua composição metais pesados. O descarte deste tipo de resíduos pode ser feito em postos de reciclagem. 

Centro de Diagnose recebe exames de idade antigos (Divulgação/PMBC)

O Centro de Diagnose é unidade de referência do município para realização de exames com diagnóstico por imagem. 

Está localizado na Rua Angelina, (anexo ao Hospital Ruth Cardoso), no Bairro dos Municípios, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

O telefone para contato é (47) 3261-6217.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas