- Publicidade -
- Publicidade -
23.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Falta uma semana para encerrar a vacinação contra gripe em Balneário Camboriú

A imunização está liberada para maiores de seis meses

A Secretaria Municipal da Saúde informando à população que a 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) encerra na próxima terça-feira (31). Foram imunizadas 33.355 pessoas até segunda-feira (23), o que representa 67% do público alvo.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde não foi alcançada nesta campanha em todo o país. Segundo a secretária da Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crócomo, o ideal será alcançar 80% da população, mas até agora esse número está longe. Ao contrário do que aconteceu ano passado, quando ainda não havia vacina contra Covid-19 e aumentou muito a demanda pela vacina contra gripe. 

Por não ter atingido a meta, o Ministério da Saúde liberou a vacina para toda população que tiver mais de seis meses de idade.

- Publicidade -

A vacina protege contra três tipos de vírus Influenza, entretanto, não protege contra o Coronavírus. Apesar de a vacina não ter eficácia contra o vírus, a imunização ajuda os profissionais da saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos com o da gripe.

Onde fazer

A vacinação ocorre das 8h às 17h, na Unidade de Saúde do Centro, na Rua 1.500, e no drive-thru no colégio Ivo Silveira. Nas demais unidades ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. É preciso levar documento com foto e carteira de vacinação, incluindo a da Covid-19.

Covid-19

A pessoa que foi imunizada contra a Covid-19 precisa aguardar pelo menos 14 dias após a primeira dose da vacina para ser vacinada contra a Influenza. As pessoas que apresentarem sintomas (febre, dor no corpo e falta de ar) não podem ser vacinadas. Caso tenham testado positivo para Covid-19, é necessário aguardar 30 dias após o início dos sintomas para que a imunização seja aplicada.

Prevenção

A transmissão dos vírus Influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Medidas simples podem evitar a doença, como: utilizar a máscara; manter distanciamento social; lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -