A família de um dos meninos (Theo Francisco Neumann, de um ano e nove meses) que faleceu no Hospital Municipal Ruth Cardoso no final de semana, está organizando uma manifestação para sexta-feira (16), às 8h, na frente do hospital, na Rua Angelina, no Bairro dos Municípios.
Um outro menino, Eliadh Lubke Rosa, de seis meses, também faleceu no mesmo hospital, o que levou familiares das vítimas a acreditarem que ocorreu negligência médica e pedirem justiça.
Na terça-feira (13) a prefeitura anunciou que afastou os pediatras envolvidos nos casos até que a situação seja esclarecida. A Polícia Civil também está investigando os fatos.
Os casos
A prefeitura informou que o paciente Theo deu entrada no Ruth Cardoso na quinta-feira (8) à noite, realizou exames, não apresentou alterações e foi liberado para casa.
No sábado (10), no início da noite, ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento do Bairro das Nações em estado grave e foi encaminhado ao Municipal Ruth Cardoso, conduzido à sala de emergência, prestada assistência médica e solicitada vaga de UTI Pediátrica.
Durante o atendimento, os médicos responsáveis estiveram em contato com os pais, atualizando periodicamente sobre o quadro e, na madrugada, fizeram uma conferência com toda a família explicando a gravidade.
A criança faleceu no início da manhã de domingo (11).
O segundo paciente, Eliadh, de seis meses, foi atendido no Hospital Municipal Ruth Cardoso no domingo (11), por volta das 3h, com queixa de diarreia e exame clínico normal, sem outras alterações. Teve alta com orientação aos pais sobre sinais de alerta.
Por volta das 23h, retornou ao hospital com desconforto respiratório grave, foi conduzido à emergência, prestada assistência médica e internado. Ele faleceu na segunda-feira (12) pela manhã.