A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio do Departamento Técnico de Apoio e Assistência, promoverá uma palestra sobre fibromialgia na sexta-feira (30), às 14h30, no auditório da Câmara de Vereadores.
O evento é aberto ao público e gratuito, mas as vagas são limitadas (inscrições por este link).
Atualmente, segundo dados da Secretaria de Saúde, 831 pacientes estão diagnosticados com fibromialgia na rede municipal. A fibromialgia é uma síndrome clínica caracterizada por dor generalizada, principalmente na musculatura. Além da dor, provoca sintomas como fadiga, cansaço (sono não reparador), alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e distúrbios intestinais. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome afeta cerca de 2,5% da população mundial.
O responsável pela linha de cuidados dos idosos e doenças crônicas da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, o enfermeiro João Vitor Miranda Moreira, explica que o objetivo da palestra é orientar e esclarecer a população sobre a síndrome.
“A falta de informação sobre a fibromialgia pode causar diversos problemas, incluindo preconceito, dificuldades no diagnóstico e tratamento e impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. Por isso, é importante falarmos sobre o assunto”, diz.