- Publicidade -
- Publicidade -
13.3 C
Balneário Camboriú
10 julho, 2025, 02:14

Governador e Juliana Pavan anunciam que o Hospital Municipal Ruth Cardoso será estatizado

Administração Juliana Pavan dá mais um passo importante no rumo do equilíbrio fiscal

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Restaurante temático está sendo construído em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está prestes a ganhar mais um restaurante temático, que está em construção na Avenida do Estado, na...

Trump impõe tarifa de 50% para o Brasil e cita julgamento de Bolsonaro

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu impor uma tarifa de 50% ao Brasil...

GM orientou síndica de prédio onde garota apareceu sentada no parapeito

Um vídeo gravado na tarde desta quarta-feira (9) repercutiu mostrando uma adolescente sentada no parapeito de um prédio com...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A prefeita Juliana Pavan e o governador Jorginho Mello anunciaram nesta quarta-feira a estatização do Hospital Municipal Ruth Cardoso, dando fim a uma sangria multimilionária dos cofres da prefeitura de Balneário Camboriú, que gasta cerca de R$ 100 milhões por ano naquela casa de saúde.

O hospital, que atende municípios de toda a região, será doado para o Estado e a transição deverá estar concluída ainda neste ano.

O atendimento deve melhorar, pois o Estado tem muito mais dinheiro, pessoal e expertise para gerir o Ruth Cardoso.

Jonatã Rocha/Secom SC

O governador, que tentará a reeleição, terá discurso para afirmar que garantiu um hospital regional para atender mais de 300.000 pessoas.

O Ruth Cardoso não tem funcionários concursados, apenas contratados e alguns nomeados em cargos de confiança, o que facilita a estatização.

O Ruth Cardoso foi idealizado pelo médico João Alfredo Moojen, funcionário de carreira e ex-secretário de Saúde de Balneário Camboriú, como um hospital de média complexidade, que atenderia SUS e particulares, tendo como potar de entrada a rede de atenção básica, mas nunca funcionou dessa forma, acumulando prejuízos desde o dia em que abriu as portas, já no governo Edson Piriquito.

- Continue lendo após o anúncio -

EQUILÍBRIO FISCAL

Com a estatização do Ruth Cardoso, a prefeita Juliana Pavan dá mais um passo importante na recuperação da saúde fiscal da prefeitura de Balneário Camboriú, iniciada em fevereiro com a revisão da Planta Genérica de Valores (que serve de base do IPTU); novo Código Tributário e reforma administrativa.

Balneário Camboriú está no limite da irresponsabilidade fiscal, comprometendo mais da metade do seu orçamento com pagamento de salários e pensões, em decorrência de administrações pragmáticas de diferentes prefeitos.

Nenhum desses prefeitos -e por enquanto Juliana Pavan também não- conseguiu alterar a economia do município para torná-lo menos dependente da construção civil e do turismo, fortemente sazonal e atrelado ao câmbio de países vizinhos para temporadas mais rentáveis e duradouras.

Na falta de uma solução pelo lado da matriz econômica, enxugar os gastos e estabelecer metas de equilíbrio fiscal são medidas fortemente positivas, mas ainda há um grande desafio pela frente que é estabelecer planos de carreira para o funcionalismo que não se transformem -como é hoje- em sacos sem fundo de recursos públicos.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas