- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Jornada Catarinense de Plantas Medicinais vai movimentar o Campus Itajaí da Univali 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vai sediar a 10ª Jornada Catarinense de Plantas Medicinais, entre os dias 13 e 15 de setembro, no teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí. O evento, promovido pela Associação Catarinense de Plantas Medicinais (ACPM), visa integrar representantes de instituições de ensino, entidades e profissionais envolvidos com o uso, produção, pesquisa e comércio de plantas medicinais.

A cerimônia de abertura será na quarta-feira (13), às 8h. O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho será o primeiro palestrante, às 9h. Ele vai falar sobre ‘Biodiversidade catarinense como potencial de novos agentes medicinais’.

A programação contempla palestras, painéis, relatos de experiências, mentorias em grupo, apresentação de pôsteres, exposição de práticas e produtos, além do lançamento de livros e atrações culturais.

- Publicidade -

Serão abordados temas como a biodiversidade catarinense, a importância dos conhecimentos tradicionais, a pesquisa e o uso medicinal de Cannabis sativa, a política de plantas medicinais e fitoterápicos e o panorama dos projetos Farmácias Vivas no Brasil.

O tema desta edição é “Plantas Medicinais: Valorizando a biodiversidade, com curiosidade, cuidado e amor”.

A coordenadora do evento, professora Angélica Garcia Couto

disse que para a Univali é uma grande alegria sediar este evento pela segunda vez e poder promover a integração de saberes profissionais, acadêmicos, culturais e econômicos de pessoas e organizações envolvidas com plantas medicinais em suas diversas dimensões e possibilidades. 

O evento terá ainda nove minicursos sobre etnobotânica, fitoterapia racional, fitoterapia na prática clínica, cultivo orgânico de plantas medicinais, óleos essenciais, plantas silvestres, biotecnologia, medicamentos fitoterápicos e experiências com jardins e hortos terapêuticos.

A Jornada Catarinense de Plantas Medicinais tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e conta com o auxílio dos professores e pesquisadores do Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Gestão de Políticas Públicas, Ciência e Tecnologia Ambiental, além do curso de pós-graduação em Fitoterapia Clínica, do Horto Medicinal e do programa de extensão Plante Saúde. 

A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis aqui.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -