O Página 3 foi questionado por um leitor sobre o procedimento para tomar a segunda dose da vacina Coronavac, que passou a ser aplicada com agendamento, porque é preciso formar um grupo de 10 pessoas (número de aplicações de cada frasco), pois a vacina tem validade menor (oito horas). A secretária de Saúde Leila Crócomo confirmou e explicou como tem sido o procedimento.
Cada frasco de Coronavac dá para 10 doses (10 pessoas) e neste momento estão sendo aplicadas em gestantes com comorbidades. A Secretaria de Saúde liga para quem precisa se vacinar e agenda em grupos de 10 em 10 para não haver desperdício da vacina.
“Estamos fazendo de forma organizada e está sendo realizado assim porque não estamos em momento de desperdiçar vacina. A Coronavac possui oito horas de validade, menos do que a Astrazeneca, que é de 48h, por exemplo, e possui um frasco menor com cinco doses”, diz.
Os agendamentos da Coronavac estão acontecendo por telefone e, quando a Secretaria consegue fechar um grupo de 10 pessoas, liga pedindo para os moradores irem em data e horário x.
“Estamos fazendo busca ativa, o prazo para a segunda dose está na carteirinha e pedimos que as pessoas fiquem atentas à data de retorno. Estamos o tempo todo lembrando, e o número de pessoas tomando a segunda dose aumentou em relação ao início, a maioria está vindo receber. Quem ainda não tomou é porque ainda não chegou sua data. Às vezes os números baixos são porque o prazo da dose é maior, como a da Astrazaneca e Pfizer”, afirma.
O leitor disse que os profissionais da saúde estão corretos. “As pessoas é que precisam ter consciência e ir tomar a segunda dose para não atrasar aqueles que estão esperando”, observou.