O programa MovMente, lançado pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com a Associação de Proteção, Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), esta semana (9) inicia na quarta-feira (16), às 9h.
Criado para atuar na prevenção de problemas como depressão, transtornos de ansiedade e síndromes demenciais, estimulando a convivência em grupo e o fortalecimento de vínculos sociais, o MovMente quer movimentar a saúde física e mental das pessoas.
Uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas, estará presente nos encontros.

O secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, disse que serão programados passeios, atividades esportivas, palestras sobre autoestima, rodas de conversa e caminhadas orientadas, tudo para promover a socialização e o bem-estar psicossocial da população.
A prefeita Juliana Pavan disse que o MovMente chegou para melhorar a qualidade de vida da população, reduzindo problemas de saúde e sobretudo filas nos postos de saúde.
“Não é uma simples ideia e não se trata de mais um programa que fica no papel. É uma ação que trará resultados concretos no dia a dia da saúde física e mental das pessoas”, afirmou.
O presidente da Associação PAIS, João Passos, disse que o novo programa é uma oportunidade de estimular o convívio entre pessoas.
“Muitas pessoas de idade passam o dia em casa, sem atividade mental. O MovMente ajuda a prevenir e evitar o isolamento físico e mental que leva à depressão, especialmente em uma cidade como a nossa, com grande número de idosos”, acredita.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e feitas no dia de cada atividade, sempre na Casa da Família (Rua 3100, nº 876, Centro), ponto de partida para oficinas e passeios.
Basta apresentar um documento de identificação e assinar a lista de presença. Não há limite de idade.

