- Publicidade -
- Publicidade -
17.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

NAHC comemora 35 anos neste sábado: mensalmente são realizados 1.200 atendimentos

O Núcleo Assistencial Humberto de Campos (NAHC) está comemorando 35 anos neste sábado (28). A ONG é responsável por atender crianças, adolescentes e seus familiares dependentes ou co-dependentes de substâncias psicoativas, como álcool e drogas. São realizados mensalmente cerca de 1.200 atendimentos.

A coordenadora geral do NAHC/Programa Vida, Manuela Pessoa Duarte, relatou que haverá comemoração interna no decorrer da semana – contando com decoração e ‘mimos’ para os pacientes. 

“Chegar aos 35 anos de atividades prestadas à comunidade de Balneário Camboriú, é motivo de muito orgulho e felicidade, pois acreditamos que desde 1989 estamos fazendo a diferença na vida de muitas famílias de nosso município”, diz.

O NAHC abriga atividades como o programa do Amor Exigente com reuniões semanais para familiares de dependentes de substâncias psicoativas álcool e drogas todas as segundas-feiras às 19h. As reuniões do Narcóticos Anônimos N.A acontecem de terça a domingo às 19h, anexo ao NAHC. 

“Salientamos que todas as reuniões são abertas à comunidade. Desde 2010 através do NAHC/Programa Vida, os moradores de Balneário contam com atendimento clínico ambulatorial para crianças, adolescentes e seus familiares dependentes e co-dependentes de substâncias psicoativas. Todos os atendimentos são gratuitos”, acrescenta Manuela.

A instituição possui convênio com a prefeitura de Balneário Camboriú via FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) no valor de R$ 898 mil/ano, e também conta com o apoio e doações da comunidade de roupas e utensílios para ser vendido num valor simbólico na Feirinha de Utilidades, que fica dentro da sede do NAHC. 

“Completar 35 anos é muito significativo, tanto para nós equipe quanto para a comunidade, já que somos uma das ONGs mais antigas de Balneário. Atualmente o NAHC/Programa Vida assiste 185 famílias, somando um total de 1200 atendimentos mensais. Geralmente são atendidos em média de duas a três pessoas de cada núcleo familiar de maneira individual”, pontua a coordenadora.

O NAHC conta com 12 psicólogos, um psiquiatra, um assistente social, uma psicóloga educacional, uma mediadora de conflitos, secretária, auxiliar de serviços gerais, responsável técnica e coordenadora geral. 

Os atendimentos são individuais, semanais e/ou quinzenais, todos gratuitos. 

A coordenadora Manuela junto com a responsável técnica Daniela Molke Weisheimer Corrêa fazem parte do  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) como conselheiras, bem como possuem representatividade junto ao Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) com a psicóloga Ana Carla Bonfá, que faz parte da equipe do NAHC. 

A instituição trabalha em parceria com a rede os encaminhamentos como o Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, CAPS/AD, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil e Posto de Atenção Infantil (PAI), Lar do Adolescente, Secretaria de Educação, PAIS, Casa Alva, bem como busca espontânea. 

“Vale ressaltar que o NAHC hoje está com 60 pacientes na lista de espera. O atendimento é para todos os moradores de Balneário Camboriú, sem distinção de classe social”, completa Manuela.

Se você conhece alguém que precisa de ajuda com relação à dependência química, tendo crianças e ou adolescentes no seu núcleo familiar, procure o NAHC pelos fones 3081-0491 ou 98811-8325 (WhatsApp) ou por e-mail via [email protected].

O NAHC está situado na Rua 2870, 903, no Centro de Balneário Camboriú.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -