- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Novembro Azul: Secretário da Saúde diz que em Balneário Camboriú os homens não estão fazendo a prevenção como deveriam

O secretário da Saúde de Balneário Camboriú, Omar Tomalih disse que os homens não estão fazendo os exames preventivos para câncer de próstata como deveriam, pelo menos na rede pública.

A afirmação está baseada na demanda por ressonâncias magnéticas feitas esse ano, pouco mais de 60, um número baixo que revela que os homens não estão procurando os exames como deveriam. 

“O PSA é o exame que detecta problemas na próstata. Quando o resultado é elevado, o paciente precisa fazer o exame de toque e se o médico detectar, ele encaminha para uma ressonância magnética e neste ano, foram feitos pouco mais de 60 desses exames, o que significa que os homens não estão procurando os exames preventivos”, disse Omar.

Por este motivo, segue ele, é tão importante fazer as campanhas de orientação que sugerem cuidados com a saúde do homem.

“No sábado vamos fazer o Dia D da saúde do homem, para levar eles até um posto de saúde, para fazer pelo menos o exame de sangue, porque ainda é grande o tabu para o exame de toque. De todo modo, o exame de sangue é um primeiro passo e precisa ser feito regularmente”, disse Omar.

- Publicidade -

Dia D, como será

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão atendendo neste sábado (25) das 8h até às 17h. preferencialmente o público masculino. Além de consultas médicas e de enfermagem, serão ofertados testes rápidos, atendimento odontológico e outros serviços de saúde. 

Todas as salas de vacinação terão aplicação das doses disponíveis referentes ao calendário vacinal.

No Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), serão atendidos os agendamentos extras dos pacientes masculinos, das 7h às 13h, neste sábado. Haverá atendimentos de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e todas as especialidades médicas. Além disso, outras atividades como auriculoterapia, teste rápido de HIV, sífilis, e hepatite B e C serão oferecidas. 

No mesmo dia, o Ambulatório de Especialidades Médicas também proporcionará consultas médicas pré-agendadas, das 7h às 13h.

Novos casos

“O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata e a única forma de prevenção é fazer os exames preventivos regularmente”, reforça o secretário de Saúde.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. 

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano até 2025. 

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata (a partir dos 60), mas o histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados também influem. 

- Publicidade -

Os exames para diagnóstico do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. 

O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -