- Publicidade -
- Publicidade -
24.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Novembro Roxo: mais de 13 ex-prematuros se reúnem no Hospital Marieta

No mês em que se conscientiza a população sobre causas e consequências do parto prematuro, o Hospital Marieta celebrou a vida recepcionando diversos prematuros que nasceram em suas dependências e precisaram de suporte médico da equipe especializada que há 20 anos atende Itajaí e região. Pelo menos 50 participantes estiveram no auditório da unidade no dia 17, para serem homenageados e saudar os dias de glória.

(Divulgação)

Em todo o mundo, o chamado Novembro Roxo é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como prevenir e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

“Queremos chamar a atenção da população, dos governantes, dos gestores públicos, celebridades e formadores de opinião sobre a importância do tema, refletindo sobre a qualidade do atendimento oferecido aos nossos prematuros e às suas famílias e clamando por políticas públicas de prevenção, humanização do cuidado e por tratamentos adequados e de alcance igualitário”, diz o médico Sérgio Alberto de Quadros, responsável pela UTI Neonatal do hospital Marieta.

- Publicidade -

Os dados mostram que, a cada ano, nascem 15 milhões de prematuros no mundo. Entre 2019 e 2021, o Brasil registrou o nascimento de 8,251 milhões de bebês prematuros, conforme dados do Ministério da Saúde.

Roxo é cor símbolo da causa da prematuridade porque simboliza sensibilidade e individualidade, características peculiares destes pequenos guerreiros. Também significa transmutação ou transformação. 

“Não há dúvida que o bebê prematuro transforma dor em força, fé e amor!”, reforça o doutor.

 20 anos de serviço de Neonatologia 

O serviço de Neonatologia foi implantado no Hospital Marieta em 2002. Desde então, conta com UTI Neonatal, UCI Neonatal, UCI Canguru e Banco de Leite. Também faz parte da rede de hospitais Amigos da Criança, que são as instituições que têm o propósito de estimular a amamentação. Foi neste início das duas décadas ainda que o Marieta implantou um Curso Pré-Natal, onde as gestantes passaram a participar de várias reuniões durante a gestação com profissionais da área de saúde (temporariamente suspenso devido a pandemia por Covid-19).

Nos últimos anos, ainda, o Hospital Marieta está ligado a uma rede mundial que coordena ações nas Unidades Neonatais, a Rede Vermont, que é composta por profissionais de saúde e famílias em mais de 1,4 mil centros. Juntos, colaboram para a melhoria dos cuidados neonatais em todo o mundo, com otimização da qualidade e pesquisa, orientados por dados.

Texto e fotos: Oficina das Palavras

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -