- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Outubro Rosa em Balneário Camboriú já começa em setembro, com palestra e Caminhada na Atlântica

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú abre a Campanha Outubro Rosa, nesta quinta-feira (28), com um café para convidados e uma palestra com o psicólogo Rafael Sebben, às 18h30, no auditório do Sindilojas, no centro de Balneário Camboriú. 

No sábado (30), às 8h30, a tradicional Caminhada Rosa, com concentração na praça Tamandaré e passeio pelas avenidas Atlântica e Brasil, para chamar atenção sobre a importância da data.

A Campanha Outubro Rosa acontece todos os anos para compartilhar informações sobre o câncer de mama, além de trabalhar a importância da prevenção. O tema deste ano é ‘O Amor Floresce e a Prevenção Acontece’.

- Publicidade -
A presidente Marisa Kuehne (Foto Fabíola Rodrigues de Andrade)

A programação durante todo o mês é extensa. Segundo a presidente da Rede, Marisa Schmidt Kuehne, as voluntárias se desdobram, fazem uma média de 50 palestras em empresas, escolas e igrejas, o que já fazem o ano todo, mas em outubro aumenta muito essa atividade.

“A Campanha Outubro Rosa é uma maneira de falar sobre a prevenção  e diagnóstico precoce do câncer de mama, com mais ênfase. É uma conscientização mais pública, para chamar mais atenção, mais próxima das pessoas, alertar para o cuidado consigo mesma… se gostar, se tocar, se amar”, diz Marisa. 

Com esse movimento, todas as Redes Femininas do Brasil, do Estado e dos municípios,  atingem um grande número de mulheres, a prova disso é o aumento da procura para realizarem os exames, tanto o exame clínico da mama (algumas redes tem o mamógrafo), como também o exame preventivo do colo do útero  (papanicolau).

“Nossa equipe do setor da Educação, encarregadas das palestras, já está com a agenda bem concorrida de solicitação de palestras, em escolas, empresas, construtoras, igrejas”, disse a presidente, uma das mais antigas voluntárias da Rede de Balneário Camboriú. A campanha também movimenta o ‘caixa’ com a venda das camisetas Outubro Rosa, um dinheiro importante para manutenção da Rede Feminina, que em julho completou 22 anos em Balneário Camboriú.

Atendimento só cresce

Mensalmente a Rede atende em média 400 mulheres para o exame preventivo (Papanicolau) e 136 pacientes oncológicas, com terapias, entrega de cestas básicas e visitas domiciliares.

“Hoje somos 108 voluntárias ativas, que atuam em diferentes setores, como Ambulatório, Artesanato, Brechó, Educação, Setor de Eventos, Terapias integrativas e Equipe Multiprofissional. Também atendemos 103 pacientes no grupo de Apoio Amor Maior (GAAM) ”, comentou Marisa.

Também atende pacientes com diversas terapias, como Reiki, yoga, Irradiação energética, Constelação Familiar, Psicanálise, Drenagem Linfática, Acupuntura, Auriculoterapia, Projeto Florescer (Aromaterapia/Florais) e com profissionais de fisioterapia, nutrição, psicologia, advogados, médica reumatologista e médica oncologista

“São atendimentos para pacientes e quando sobra vaga, atende voluntárias que precisarem, porque ‘Quem Cuida Precisa Ser Cuidada’ também”, afirmou.

Programação

Divulgação
  • Dia 28/9 – 18h30 – Coffe&Break com palestra, no Sindilojas (Rua 902, 530).
  • Dia 30/9 – 8h30 – Caminhada Rosa, com concentração na Praça Tamandaré
  • Dia 1/10 – 18h – Missa de Abertura Outubro Rosa, na Igreja Matriz Santa Inês.

A sede da Rede Feminina fica na Rua 2.300, nº 1590, próximo a Marginal Leste, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Divulgação

Apoio&Parcerias

A instituição conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde.

Apoiadores da Campanha Outubro Rosa 2023:

  • Rádio Nativa FM Litoral
  • Kozma Medicina Diagnóstica
  • Neoplasia Litoral
  • Sindilojas 
  • Balneário Shopping
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -