- Publicidade -
- Publicidade -
19.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Para reduzir filas do Cefir, Saúde de Balneário Camboriú faz atendimento de fisioterapia em postos

Experiência começou em dois postos: Central e Ariribá, mas se der certo, todos receberão

Com o objetivo de diminuir a fila de atendimentos no Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú lançou um projeto piloto que oferece avaliações fisioterapêuticas nas UBS da cidade. Inicialmente em duas delas, no Ariribá e na Central (Posto da 1.500). 

O secretário de Saúde, Omar Tomalih disse que o Cefir continuará sendo o local para quem precisa fazer um tratamento, com várias sessões.

“Nas UBS estaremos atendendo pessoas que estão com dor e são avaliadas por um fisioterapeuta, que dará orientações e verá se é necessário ou não ir até o Cefir”, detalhou Tomalih.

- Publicidade -

A intenção com esse atendimento de avaliação é para facilitar para o paciente, que poderá, por exemplo, receber do fisioterapeuta exercícios para fazer em casa – em casos menos graves que não demandem o tratamento o Cefir. 

“Antes, o paciente chegava no médico e já era encaminhado imediatamente para o Cefir, agora nesse projeto piloto temos o fisioterapeuta que vai avaliar, faz orientações e vê se realmente há necessidade de ir ao Cefir, que hoje tem muita demanda. Deste modo, acredito que alcançaremos o objetivo que é reduzir as filas, iniciando com a avaliação fisioterapêutica nas UBS Ariribá e Central”, segue. 

Tomalih afirmou que se a experiência der certo, o atendimento será feito em todas as unidades, lembrando que a avaliação com o fisioterapeuta não é todos os dias e que será cumprida agenda.

“O projeto começou recentemente, mas já estamos com boa aceitação, com várias pessoas procurando pela avaliação”, afirmou o secretário.

Como ser atendido e horários

Para ser atendido pelo fisioterapeuta, é preciso que o paciente tenha um encaminhamento médico feito pelo clínico geral da própria unidade. 

O atendimento de fisioterapia na Atenção Básica funciona desta forma: é feito o acolhimento, a avaliação, triagem e uma análise do caso. Após, o profissional de fisioterapia dá as orientações e, se necessário, faz encaminhamento do paciente ao Cefir ou Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI).

- Publicidade -

Na UBS Central são oferecidas três consultas pré-agendadas por dia, que ocorrem todas às terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 12h; na unidade do Ariribá são atendidos pacientes dos bairros das Nações e Ariribá. A consulta pré-agendada com o fisioterapeuta ocorre todas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -