- Publicidade -
- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú

Poliomielite: 379 crianças foram imunizadas sábado em Balneário Camboriú

Adesão é muito baixa, Secretaria da Saúde ampliou horário de atendimento até sexta-feira (14) e está vacinando nos núcleos infantis

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Trecho na Rua 2.450 foi interditado por risco de desabamento

A BC Trânsito informou, no final da manhã desta sexta-feira (27), a necessidade de interdição pela Defesa Civil de...

Implantação do Colégio Adventista em Balneário Camboriú será discutida em audiência pública 

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realiza na quinta-feira (3), às 19h30, uma audiência pública no plenário da...

Comissão LGBTQIA+ celebra Dia do Orgulho com moção de apoio à criação da Semana da Diversidade

Neste sábado (28) é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. Em Balneário Camboriú, não haverá nenhum evento ‘oficial’...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Apenas 379 crianças até 5 anos foram imunizadas no Dia D contra a Poliomielite, sábado (8), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú: 375 com a gotinha e quatro com a dose injetável. 

Em Balneário Camboriú, há 7.039 crianças na faixa etária da imunização (até quatro anos, 11 meses e 29 dias). Desde que a campanha começou, em 27 de maio, 1.636 crianças receberam a vacina oral poliomielite (VOP), a gotinha, e 112 receberam a vacina inativa poliomielite (VIP), a injetável. 

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças de um ano a menores de cinco anos em Santa Catarina com a vacina oral. Até agora em Balneário Camboriú, apenas 29,67% dessa faixa etária foi imunizada com a gotinha (o público-alvo é de 5.513 crianças de um a cinco anos).

Os números da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que termina sexta-feira (14), seguem muito baixos.

Para aumentar o percentual, a Secretaria da Saúde ampliou, no início de junho, os horários de atendimentos nas salas de vacina das UBSs. Até sexta-feira (14), a imunização pode ser feita das 8h às 12h e das 13h30 às 19h. Na UBS Central, não há pausa para o almoço. 

- Continue lendo após o anúncio -

Outra medida para atingir a meta é a vacinação (apenas a gotinha) que começou a ocorrer também nos Núcleos de Educação Infantil, com autorização dos pais, na semana passada.

No sábado, as UBSs abriram especialmente para vacinar crianças menores de cinco anos, mas disponibilizaram também outros imunizantes à população em geral (confira a quantidade de pessoas vacinadas no fim do texto).

Doença grave

Doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida, a poliomielite é causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3. A doença acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é considerada fundamental para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, pois a doença se encontra eliminada no país desde 1994.

População-alvo

Crianças menores de um ano: deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativa poliomielite – VIP)

Crianças de um a quatro anos: deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), a gotinha, desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.

- Continue lendo após o anúncio -

Vacinação no sábado, Dia D contra a Poliomielite

  • Total de doses contra poliomielite oral VOP (gotinha): 375
  • Total de doses contra poliomielite injetável VIP: 4
  • Pessoas imunizadas com vacinas de rotina (Calendário Nacional de Vacinação): 359
  • Total de doses: 738
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas