- Publicidade -
- Publicidade -
24.3 C
Balneário Camboriú

Primeira Caminhada Abril da Tulipa Vermelha neste sábado em Balneário Camboriú

Abril é o mês voltado para conscientização da doença de Parkinson

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Você acha que o Calçadão da Avenida Central deve acabar? Vote na enquete.

Morador defende que o Calçadão seja eliminado, transformado numa rua acalmada, com trânsito reduzido.

O Calçadão fracassou: momento de tomada de decisão, por Celso Eduardo Rauen

Balneário Camboriú sempre foi uma cidade dinâmica, que se reinventa ao longo dos anos. Nos anos 60, 70, 80...

Cães estão há quatro dias sem comer

Uma pessoa procurou o jornalista, Waldemar Cezar Neto, para denunciar que o antigo morador de uma casa no Bairro...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Associação Viva Parkinson convida a população para participar da primeira Caminhada Abril da Tulipa Vermelha, neste sábado, às 8h, com concentração na Rua 2000, seguindo pela Atlântica até a Praça Almirante Tamandaré. 

A ação tem apoio da Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú (SPI) e o objetivo principal é orientar e informar sobre a doença de Parkinson.

A presidente da Viva Parkinson, Vanessa Segala, disse que o movimento servirá também para divulgar o trabalho realizado pela Viva Parkinson, que existe há dois anos na cidade.

“O objetivo é preparar a sociedade para acolher essa doença neurodegenerativa e também para reduzir estigmas e preconceitos”, disse Vanessa. 

Vanessa na Câmara Municipal em 2023 para falar sobre a Viva Parkinson (Foto: Márcio Gonçalves)

A Viva Parkinson realiza atendimentos quinzenais, na SPI, às quintas-feiras, das 9h às 11h30. O atendimento não é limitado ao público 60+, toda a comunidade pode participar das oficinas, bem como cuidadores e familiares.

Diagnóstico difícil

A Doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez em 1817 pelo médico inglês James Parkinson. É atualmente a segunda doença neurodegenerativa mais frequente no mundo (a primeira é o Alzheimer) e afeta principalmente os movimentos, causando rigidez e lentidão. 

- Continue lendo após o anúncio -

Embora ainda sem cura, medicamentos e terapias podem ajudar a lidar com os sintomas e melhorar a qualidade de vida. O dia 11 de abril é considerado o Dia Mundial do Parkinson, mas o tema é amplamente debatido durante todo o mês, o chamado “Mês da Tulipa Vermelha”.

A doença afeta 1% da população mundial com mais de 60 anos, índice que cresce com o avançar da idade. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas tenham diagnóstico de Parkinson, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Ainda não há exames para detectar o Parkinson, por isso a demora/dificuldade no estabelecimento do diagnóstico, que segue como um desafio para médicos e pacientes. Atualmente, a neuroimagem funcional – mais precisamente com a cintilografia com Trodat – auxilia na confirmação da doença em casos que geram dúvidas, mas o diagnóstico é essencialmente clínico.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas