- Publicidade -
- Publicidade -
22 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Pró-Rim inaugura unidade ampliada em Balneário Camboriú

Em espaço de 1.800m2, totalmente reformado, agora há mais conforto aos pacientes renais

Com capacidade para atender 400 pacientes, a Fundação Pró-Rim inaugurou oficialmente nesta terça-feira (19) sua estrutura maior e mais moderna, que passou por reforma durante o ano de 2023 e abriu as portas em 25 de fevereiro. 

A estrutura tem 1.800 metros quadrados. A reforma e adaptações do prédio, e a compra de equipamentos ficou em mais de R$ 5 milhões, sendo 2,6 milhões recursos próprios da Pró-Rim e doações da comunidade, e outros R$ 2,5 milhões oriundos do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.

Além de colaboradores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e tantos outros profissionais que atuam na Pró-Rim, no evento estiveram presentes diferentes autoridades, entre elas, a secretária de Estado da Saúde de SC, Carmem Zanotto, o deputado estadual Carlos Humberto, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e o Secretário de Saúde do município, Omar Tomalih, representantes do Poder Legislativo de Balneário Camboriú e cidades vizinhas, entre outros.

- Publicidade -

Para a secretária Carmen Zanotto, poder contribuir com a construção de um novo espaço como o da Fundação Pró-Rim, vai muito além de um local mais moderno, é saúde e qualidade de vida aos pacientes renais. 

“Vai muito além de colocar os pacientes na máquina de hemodiálise três vezes por semana. É toda uma linha de cuidado que vai desde a prevenção até a colocação do paciente em lista para transplante. Parabéns à Pró-Rim”, disse a secretária.

O presidente da Fundação Pró-Rim, Maycon Truppel Machado, também comemorou a inauguração. 

“É um momento de muito orgulho para nós. Somos uma instituição que atende SUS e inaugurarmos uma unidade de 1.800 metros quadrados em prol dos pacientes renais de 19 municípios da região é de extrema importância para eles e para a instituição, que já estava com sua capacidade máxima”, afirmou.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, também participou do evento e parabenizou a instituição. 

“Balneário Camboriú é uma cidade que sabe cuidar das pessoas. Por isso meu agradecimento à história da Pró-Rim e pela inauguração deste novo espaço”, disse.

A médica responsável pela unidade, dra. Isadora Felski da Silva destacou que o novo espaço só reafirma o olhar humanizado da instituição, com uma atenção ao paciente e também ao colaborador. 

“Inaugurar um espaço como este é um reconhecimento do problema renal na saúde pública, é reconhecer que essas pessoas precisam de um tratamento de qualidade, é reconhecer o profissionalismo daqueles que estão aqui cuidando desses pacientes”, concluiu.

O presidente do Conselho Curador da Pró-Rim, dr. Marcos Vieira, também comentou sobre a nova estrutura. 

“A Fundação Pró-Rim e os pacientes renais merecem essa nova unidade. É uma construção de muitas mãos, com apoio de muitas pessoas, para hoje entregarmos um ambiente com dignidade, com respeito, tratamento de qualidade, salvando vidas. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que ajudam a nossa instituição”, comemorou.

A unidade e sua estrutura

Fotos: Banco de Imagens Pró-Rim

Com quase 21 anos de atividades em Balneário Camboriú, a antiga unidade tinha 900 metros quadrados e uma capacidade para 250 pacientes do próprio município e de outras 18 cidades vizinhas, como Porto Belo, Camboriú, Bombinhas e Itapema. 

O diferencial nesta unidade é o atendimento da Diálise em Trânsito e, por isso, recebe pessoas de diversos estados do Brasil e de outros países, que escolhem esse município para passar as férias, principalmente no verão.

- Publicidade -

Com 99% dos pacientes atendidos pelo SUS, a unidade tem uma equipe multidisciplinar completa, envolvendo profissionais de diferentes áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistente social, psicóloga, nutricionista, médico nefrologista, auxiliares de administração, serviços gerais, almoxarifado e manutenção. A Pró-Rim oferece um tratamento eficaz e humanizado. 

A unidade Balneário Camboriú atende ainda outros 18 municípios da região. Um novo momento para a assistência em saúde renal no Vale do Itajaí. Qualidade e humanização certificadas pelo selo Qmentum Diamond de Acreditação Internacional. 

A nova unidade fica na rua Sergipe, nº 03, bairro Estados, 3º bloco.

Quem quiser ajudar a Fundação Pró-Rim a manter esse atendimento humanizado e de qualidade, pode contribuir acessando doe.prorim.org.br.

Texto: Josi Tromm Geisler

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -