- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Pronto Atendimento do Ruth Cardoso inaugurado nesta terça-feira já está recebendo pacientes

A nova unidade presta homenagem ao médico João Alfredo Moojen, idealizador do hospital

O Pronto Atendimento (PA) 24h Doutor João Alfredo Augusto Moojen, inaugurado nesta terça-feira (19), na Rua Angelina, entre o Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã e o Hospital Municipal Ruth Cardoso, no bairro dos Municípios, começou a receber pacientes na manhã desta quarta-feira (20).

(Foto Rafael Mendes)

A nova unidade está localizada no espaço do Centro de Atendimento Covid, em uma área de 1.387,40m² com hall de entrada, sala de triagem, sala de espera pós triagem, três consultórios de atendimento médico, consultório ortopédico, farmácia satélite, sala de observação adulto, sala de isolamento, sala de medicação e sala de enfermagem. O PA do hospital ainda dispõe de uma área externa para embarque e desembarque de ambulâncias.

Prefeito Fabrício e secretário da Saúde, Omar Tomalih, na inauguração (Divulgação/PMBC)

O prefeito Fabrício Oliveira disse que o novo espaço vai continuar salvando vidas, do mesmo jeito que fez quando recebeu pacientes com Covid.

- Publicidade -
Dr.Celso Golin, prefeito Fabrício, Milena, Bola e Giba Moojen (Divulgação/PMBC)

Participaram da solenidade a esposa do homenageado, Milena Moojen e um dos filhos, Giba Moojen. Também presentes o médico nefrologista Celso Golin, que deu sequência no projeto do hospital quando foi secretário da Saúde e o ex-vereador Bola Pereira, autor do projeto que deu o nome ao Pronto Atendimento.

(Foto Rafael Mendes)

“Fiquei impressionada com o novo espaço e agora falo também como arquiteta, as cores suaves, Tudo de primeira qualidade, top de linha, mas é importante que a POpulação ajude a conservar tudo aquilo. O PA não deixa a desejar nada a qualquer clínica particular e posso afirmar, que é o sonho do João Alfredo realizado”, disse a esposa MIlena.

Giba Moojen agradeceu ao vereador Bola por lembrar do nome do pai, falecido em 2020, ao prefeito Fabrício e a todos envolvidos na construção do PA. Ele leu mensagem enviada pelo seu irmão Fred, que mora no Canadá e também falou em reconhecimento.

“O reconhecimento pode vir de várias formas, uma placa, uma mensagem de incentivo, uma homenagem, uma palavra, é um sentimento que renova e que pode mudar o ânimo de alguém. É isso que estamos sentindo, reconhecimento pelo trabalho do meu pai e pela homenagem que ele está recebendo”, disse em seu discurso.

O médico Celso Golin disse que ficou muito bem impressionado com as novas instalações do PA e que a homenagem ao amigo João Alfredo foi mais do que merecida.

“João Alfredo foi um sonhador, uma pessoa ética, que se preocupava muito com a população de baixa renda. Foi um batalhador. O hospital municipal surgiu com a desativação do Hospital Santa Inês. Fiquei feliz quando vi as novas instalações, tudo muito bonito, bem equipado, padrão Ouro. É importante que a população ajude a cuidar de tudo isso”, afirmou Celso Golin.

Ele foi secretário da Saúde depois de João Alfredo e foi ele quem inaugurou o Ruth Cardoso em 2008. Só que ele não entrou em funcionamento naquele ano.

Bola Pereira disse que brigou muito para que seu projeto fosse aprovado em 2020.

“Porque é uma justa homenagem, João Alfredo foi um anjo bom de Deus na terra…tudo que ele podia fazer pelo bem das pessoas ele fez, pela melhoria da qualidade da saúde pública de Balneário Camboriú ele fez”, disse Bola.

Ele segue contando que quando recebeu a ‘tarefa’ do então prefeito Rubens Spernau sobre a intenção de construir um hospital municipal, disse que o primeiro passo foi uma viagem a Curitiba.

“Falei para o Rubens que eu queria ir a Curitiba conhecer a WFO, Organização Mundial da Família, um satélite da Organização Mundial da Saúde, porque eles tem um hospital lá. O João Alfredo era secretário da Saúde, convidou o Conselho Municipal (COMUS) para ir também e fomos juntos lá conhecer o hospital e maternidade, em 2006. Foi assim que nasceu o Ruth Cardoso. Em 2020, quando o espaço atendeu pacientes com Covid, pensei em dar o nome de João Alfredo para o PA, foi aprovado e hoje estamos entregando a homenagem para quem muito merece”, disse Bola.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -