- Publicidade -
- Publicidade -
29.5 C
Balneário Camboriú

Quatro Unidades Básicas de Saúde passam a atender com horário estendido

- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Lei de ciclomotores e patinetes nasce desmoralizada e com difícil aplicação

É certo que resolver um problema que envolve informação e conscientização das pessoas não é tarefa simples, mas sem fiscais ou monitores não funciona.

Não haverá mais retenção de IR na fonte para pessoas físicas contempladas pela LIC de Balneário

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú retificou o edital da Lei de Incentivo à Cultura (LIC 2025), informando que...
- Publicidade -
- Publicidade -

Desde ontem, quinta-feira (2), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com horários estendidos até as 21h: Central, Barra, Nações e Municípios.

Essa e outras informações foram passadas ao Página 3 pela enfermeira Aline Leal, que atuava no Instituto Maria Schmitt (IMAS) e gerenciava a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro das Nações, nomeada por Juliana Pavan nova secretária de Saúde de Balneário Camboriú.

Aline disse ao Página 3 que seu foco será uma abordagem que combine tecnologia, transparência e cuidado humanizado.

Ela destacou a importância de ouvir os servidores e a população, reafirmando o compromisso de construir uma gestão humanizada. “Recebi e abracei essa missão de trazer um novo tempo para cuidar das pessoas. Recebemos o relatório de transição, estamos nos inteirando, acompanhei em tempo real os atendimentos do pronto-socorro, assim como a diretora do Hospital Ruth Cardoso, a Andressa Haddad. Realizei todo o monitoramento de virada do ano em relação á nossa rede de urgência, mas é um compromisso ter um olhar também para os profissionais. Eu estou recebendo muitas mensagens de servidores. A partir do dia 6 (segunda-feira), eu vou organizar um cronograma, pois precisamos ter um olhar para as áreas, para além da população, para esses profissionais, esses colaboradores”, disse.

A secretária também reforçou o valor das críticas e pontuou que a imprensa é muitas vezes o canal direto da população com os serviços públicos. “Isso nos fortalece e nos faz atuar de forma mais assertiva na ponta. É inadmissível que pacientes tenham que esperar como num jogo de tabuleiro. Se chove, tem que chegar de madrugada… é absurdo e já temos projetos para mudar isso”, disse, citando situações de longa espera nas unidades de saúde.

Tecnologia

Entre os destaques está a implementação do telemedicina não somente para moradores, mas também turistas, em uma sala reservada no CCO (já está operando), na Praia Central, próximo ao Calçadão, com suporte em inglês e espanhol. “Essa novidade começou no dia 1º de janeiro e é uma forma de evitar a sobrecarga nas UPAs durante a alta temporada”, explicou.

Outra inovação é o sistema que permitirá à população consultar o tempo de espera nas redes de urgência. “Isso é transparência e queremos que comece a funcionar o quanto antes. As pessoas poderão acessar o site da prefeitura antes de sair de casa e verificar onde o fluxo está mais intenso ou menos intenso”, acrescentou.

Ampliação do horário das UBS

Para desafogar as UPAs, desde quinta-feira (2), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com horários estendidos até as 21h: Central, Barra, Nações e Municípios. “Essa medida visa atender melhor a população dos bairros e reduzir a procura de casos menos urgentes nas portas de emergência”, afirmou Aline.

- Continue lendo após o anúncio -

Hospital 

Sobre o Hospital Ruth Cardoso, Aline reforçou o compromisso de garantir qualidade e segurança no atendimento. “Não permitiremos que mais crianças percam suas vidas por negligência médica. Fatalidades existem, mas é um compromisso meu quanto da Andressa que a negligência não se repita”, declarou.

Ela planeja dedicar os primeiros 100 dias de sua gestão a mapear e organizar as especialidades dos profissionais, além de implementar medidas de escuta ativa, como tablets com QR Codes nas unidades básicas. 

“Queremos ouvir a população. Eu fui agente comunitária de saúde e sei a importância de estar próximo das pessoas. A enfermagem é mais do que uma profissão, é um propósito. É um compromisso com a cidade, com as pessoas. Vamos trabalhar de mãos dadas e coração a coração para oferecer o melhor cuidado possível”, filosofou.

- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

28,3k Seguidores
Seguir

Para receber notícias do Página 3 por WhatsApp,
clique aqui e entre no grupo
.