Balneário Camboriú terminou a semana com 1.513 vacinados, dos quais 1436 são profissionais de saúde e 77 idosos que moram no Lar São Vicente de Paula, no Bairro Municípios e no Geriátrico Vila Europa, na Praia dos Amores.
Desde o início da vacinação, o município recebeu do governo do Estado, 2.550 doses de vacinas contra a Covid-19.
A secretária da Saúde, Leila Crócomo disse que o quantitativo de doses enviadas pelo Estado equivale a pouco mais de 30% do grupo de profissionais da saúde. Pela pequena quantidade, a Secretaria de Estado de Saúde elaborou alguns critérios de priorização que o município está seguindo: Fase 1- Trabalhadores da Saúde; Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e Residências Inclusivas; Idosos com mais de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência.
“Vamos seguir esta ordem de prioridades e toda vez que novas remessas chegarem informaremos a população”, disse.
No final de semana não haverá vacinação e na segunda-feira, a campanha continuará para profissionais de saúde.
Idosos ansiosos
A Secretaria da Saúde deverá criar uma Central de Informações só para dar informações sobre a vacina, porque há muitas ligações e muitas dúvidas. A demanda é muito grande e não depende do município. Para iniciar a vacinação dos idosos – a prioridade é os 75 Mais, é necessário uma remessa bem maior e no momento isso não está acontecendo e ninguém sabe quando vai acontecer.
O Comitê de Gerenciamento do Covid reuniu-se ontem (27) para planejar a imunização dos 60 Mais, que é o grupo maior, em torno de 18 mil idosos.
“Além das unidades de saúde, e das especializadas, estamos pensando em abrir novos pontos de vacinação e até em fazer um drive-thru, mas também vai depender das remessas que vão chegar’, disse.
Leila informou que haverá ampla divulgação sobre o plano de vacinação para idosos e lembra à toda população que é muito importante manter os cuidados, distanciamento, lavar as mãos com sabão, usar álcool em gel e máscara, agora e depois da imunização também.