A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú inicia neste sábado (23) aplicação do inseticida contra o mosquito Aedes aegypti em 12 escolas da rede municipal. O fumacê, nome popular da aplicação Ultra Baixo Volume (UBV), começa às 8h e será executado por duas equipes, com o uso de bombas costais motorizadas.
O fumacê é mais uma ação para prevenir a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O inseticida será aplicado nas áreas interna e externa de quatro centros educacionais municipais e oito núcleos de educação infantil.
O fumacê se repetirá nos sábados seguintes, quando não há aula, em outras escolas.
Sábado (23)
Equipe 1
- 8h: Centro Educacional Municipal (CEM) Nova Esperança
- 9h: Núcleo de Educação Infantil (NEI) Pequeno Mundo
- 9h30: Núcleo de Educação Infantil (NEI) Criança Esperança
- 10h: Núcleo de Educação Infantil (NEI) Maria Francisca Siqueira
- 10h30: Centro Educacional Municipal (CEM) Armando Cesar Ghislandi
- 11h30: Núcleo de Educação Infantil (NEI) Anjo da Guarda
Equipe 2
- 8h: Núcleo de Educação Infantil (NEI) Pioneiros
- 8h30: Núcleo de Educação Infantil (NEI) Vovô Alécio
- 9h: Núcleo de Educação Infantil (NEI) Recanto dos Passarinhos
- 9h30: Centro Educacional Municipal (CEM) Presidente Médici
- 10h30: Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Lúcio
- 11h30: Núcleo de Educação Infantil (NEI) Sonho de Criança
Fumacê no Municípios
Uma caminhonete-fumacê vai percorrer ruas do Bairro dos Municípios na segunda-feira (25), pulverizando inseticida contra o mosquito Aedes aegypti. O fumacê começa às 16h30 no trecho da Rua Camboriú à Rua Angelina, entre Sexta Avenida e Marginal Oeste.
A ação é realizada em parceria entre o Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú e o governo do Estado.
A Vigilância Ambiental aconselha que os moradores deixem portas e janelas abertas para o produto entrar nas residências. No entanto, animais de estimação e alimentos devem ser mantidos distantes das aberturas.
Outra orientação é não ficar na direção em que a bomba sobre a caminhonete atomiza o veneno. Quem estiver na rua deve trocar de direção ao visualizar o veículo, evitando o contato direto com o produto.
A ação ocorre pela sexta vez em Balneário Camboriú em 2024 e é feita em áreas com casos positivos de dengue.
O objetivo é bloquear a transmissão da doença. Nesse tipo de aplicação, é utilizado um equipamento com maior vazão que as bombas costais motorizadas, e o raio por onde o inseticida se espalha aumenta.
O inseticida aplicado no fumacê age somente contra o mosquito adulto, sem eficácia para as larvas. Portanto, a Secretaria da Saúde enfatiza que a população deve eliminar criadouros do Aedes aegypti e aceitar a vistoria de agentes de endemias. Além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor do vírus da zika e da chikungunya.
Em caso de chuva, o fumacê será adiado.