- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Saúde de Balneário Camboriú alerta sobre dengue e outras pragas urbanas que proliferam no calor

A secretária da Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crócomo, disse que a Secretaria intensificou a campanha de alerta para que a população ajude a controlar o aumento dos casos de dengue e de outras pragas urbanas, que proliferam com a chegada do calor.

A campanha é feita através do Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) e do Programa Municipal de Combate à Dengue.

“O aumento do calor e chuvas rápidas como tem acontecido, oferecem um ambiente propício para a proliferação destes animais. Confeccionamos materiais didáticos e informativos para orientar a população sobre a importância de todos ajudarem a combater estas pragas, desde o mosquito vetor da dengue até pombos, escorpiões e ratos”, disse Leila.

- Publicidade -

Dengue

Esta semana, de acordo com dados da Vigilância Ambiental de Balneário Camboriú, havia 110 casos autóctones de Dengue, 122 indeterminados, 24 importados, 9 não residentes e 1 caso Chikungunya não residente. Além disso, 1080 focos do mosquito vetor da doença.

(Divulgação/PMBC)

A diretora da Vigilância Ambiental, Eliane Guedes reforça as palavras da secretária da Saúde, explicando que o clima quente é ideal para a reprodução das larvas do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. 

“No próximo dia 16, o setor inicia o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti no município, chamado de LIRAa. Durante 10 dias, serão colhidas amostras em todos os bairros que vão mostrar os locais que há infestação e no dia 19 deste mês faremos o dia “D” de combate a Dengue, com um mutirão no bairro das Nações”, adiantou Eliane.

O trabalho de prevenção é feito o ano todo, com agentes da Vigilância Ambiental visitando casas e comércios para orientar sobre a necessidade de eliminar criadouros do mosquito, que aprecia poças de água, de qualquer tamanho, para se reproduzir.

A equipe atende denúncias feitas à Ouvidoria Municipal, pelos telefones (47) 3267-7024, 0800 644 3388, ou WhatsApp (47) 99982-1979.

Outras Pragas Urbanas

O Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) também monitora alguns pontos específicos o ano todo, acompanhando as demandas relacionadas a ratos e escorpiões. Só neste ano, os agentes já pegaram 350 escorpiões em Balneário Camboriú. 

Os mutirões do CCPU são feitos durante a noite, período de atividade do animal. Os principais locais de aparecimento de escorpiões são as Ruas 1900, 1950, 3150, 3160 e 3110, no Centro da cidade, e as Ruas José Watzko e Lindolf Bell, na Praia dos Amores.

- Publicidade -

Como controlar

Só esse ano, 350 escorpiões capturados em Balneário (Divulgação/CCPU)

Para evitar o aparecimento de escorpiões, é importante manter terrenos baldios limpos, sem entulhos, vedar soleiras de portas e eliminar qualquer recipiente com água. 

Os ratos costumam se alimentar de restos de alimentos e demais materiais orgânicos, principalmente nas praias.

Os pombos que frequentam a Praia Central não devem ser alimentados. Eles podem transmitir doenças como a criptococose, histoplasmose, ornitose e salmonelose, além de alergias. 

O aparecimento de ratos e escorpiões deve ser comunicado à Unidade pelo telefone (47) 3366-4593.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -