O secretário de saúde de Balneário Camboriú, Omar Tomalih disse que a prefeitura está investindo em parcerias, terceirizações, mutirões e tecnologia para reduzir a fila de espera em várias áreas.
Nesta semana a Secretaria começou o chamamento no Centro de Diagnose para o mutirão que pretende zerar a fila de exames de tomografia, onde 900 pacientes aguardam. O prefeito Fabrício Oliveira determinou que em dois meses esta fila deverá zerar.
Segundo Tomalih, a Secretaria está fazendo parcerias com algumas instituições privadas, credenciando clínicas, inclusive médicos, para poder fazer essa redução.
“Estamos comprando consultas para acelerar o processo e trazendo a tecnologia a favor da saúde. Por exemplo, temos um tomógrafo novo, de última geração, que estava mal aproveitado, porque não tinha médicos para laudar. Então buscamos uma empresa contratada para laudar e a fila vai andar”, colocou o secretário.
Tomalih disse que a telemedicina também ajudará a reduzir filas em áreas especializadas, como psicologia, psiquiatria e outras consultas possíveis de fazer sem a presença do paciente.
“Estamos tomando várias iniciativas para reduzir as filas, levando em consideração as filas de cirurgias que ficaram paradas em 2021 e 2022 por causa da pandemia, então elas explodiram. Com a determinação do prefeito, conseguiremos fazer frente a fila de espera de tomografia e já estamos realizando outras ações para melhorar a situação em outras filas, como a de cataratas, por exemplo”, anunciou o secretário.