A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú atendendo recomendação do Ministério da Saúde, ampliou esta semana a faixa etária das vacinas contra o HPV para masculinos dos 9 aos 14 anos e a Meningocócica ACWY (Conjugada), para crianças/adolescentes de 11 a 14 anos. As duas vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.
O motivo, de acordo com o Ministério da Saúde, é a baixa cobertura vacinal, que piorou muito desde a pandemia. A recomendação para a ACWY é de uso temporário, até junho de 2023.
Não é diferente o cenário da vacina HPV4, o Papilomavírus Humano (HPV) que é aplicado em meninas e adolescentes entre 9 e 14 anos e agora ampliou para masculinos até 14 anos.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal é baixa por vários fatores, principalmente porque as pessoas desconhecem as doenças que o vírus pode trazer e também porque é um vírus silencioso, não tem sintomas.
HPV (Vírus do Papiloma Humano)
É uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) bem comum, que atinge mucosas e é a principal causa do câncer no colo do útero.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, são 100 tipos do vírus e 13 deles oferecem maior perigo, podem causar câncer cervical, de ânus, vulva, vagina, pênis, são muito contagiosos e normalmente são transmitidos durante relação sexual sem proteção.
Desde 2013, o Ministério da Saúde oferece vacinas para crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos, porque é importante a imunização antes de iniciar relações sexuais.
Meningocócica ACWY
Protege contra meningites e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
Também conhecida como vacina tetravalente, pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade. Iniciando aos 3 meses, há necessidade de uma segunda dose aos 5 meses e reforço aos 5 e 11 anos. Agora ampliada para adolescentes até 14 anos, de forma temporária.
Onde?
Em Balneário Camboriú, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira.