- Publicidade -
- Publicidade -
18.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Três dias de fumacê no Bairro das Nações que tem muitos casos positivos de dengue

O primeiro será nesta quinta-feira e repete nos dias 22 e 26

O primeiro dos três fumacês programados pela Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú para o Bairro das Nações será realizado nesta quinta-feira (18), às 5h da manhã.

O fumacê, nome popular da aplicação Ultra Baixo Volume (UBV), será aplicado no trecho entre as ruas Portugal e Rua Jamaica, a partir da Avenida Martin Luther, nos três dias.

O ciclo de aplicações seria na semana passada, mas foi transferido por causa do mau tempo.

- Publicidade -

Na segunda-feira (22), a caminhonete-fumacê percorrerá ruas do bairro às 5h, pulverizando inseticida contra o mosquito Aedes aegypti e novamente no dia 26, em horário a ser confirmado ainda.

Serão feitos três ciclos em um mesmo perímetro em razão dessa área ter registrado muitos casos positivos de dengue. Do início do ano até o último dia 12, foram confirmados 319 casos da doença no Bairro das Nações.

Os fumacês são realizados em parceria entre o Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú e o governo do Estado.

A Vigilância Ambiental aconselha que os moradores deixem portas e janelas abertas para o produto entrar nas residências. No entanto, animais de estimação e alimentos devem ser mantidos distantes das aberturas. 

Outra orientação para quem estiver na rua no momento da aplicação é trocar de direção ao visualizar o veículo, evitando o contato direto com o produto.

O inseticida aplicado no fumacê age somente contra o mosquito adulto, sem eficácia para as larvas. 

Por este motivo, a Secretaria da Saúde pede que a população siga cuidando do seu espaço, seu pátio, calçadas, eliminando quaisquer possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, e do vírus da zika e da chikungunya.

- Publicidade -

Em caso de chuva, o fumacê será adiado.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -