- Publicidade -
- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vacina contra a gripe está liberada para maiores de seis meses em Balneário Camboriú

Campanha que iniciou há 40 dias continua com pouca adesão

A imunização contra a gripe está liberada para maiores de seis meses de idade em Balneário Camboriú, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

A vacinação segue até 31 de maio,  de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú. Na UBS Central, não há pausa para o almoço. 

Maiores de 60 também podem vacinar no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), na Rua Angelina, s/n – Bairro dos Municípios. 

- Publicidade -

A Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú ressalta que a vacinação pode ser realizada na unidade de saúde mais próxima da residência ou local de trabalho.

Números baixos

Até semana passada a vacinação estava liberada a grupos prioritários. 

Desde que a campanha começou, em 25 de março, foram aplicadas 16.001 doses em Balneário Camboriú. Até esta sexta-feira (3), apenas 31,28% da população-alvo da campanha de vacinação foi imunizada na cidade (como gestantes, puérperas, crianças e idosos).

A ampliação para toda a população maior de seis meses deve-se ao benefício que a vacinação pode proporcionar aos não contemplados nos grupos prioritários. 

De acordo com ofício do Ministério da Saúde, a medida contribuirá na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante o período do outono e inverno.

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. 

A proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose. 

- Publicidade -

Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde alerta para a importância de se vacinar o quanto antes, evitando casos graves, hospitalizações e mortes por gripe.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -