A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú está aplicando a vacina meningocócica ACWY, para crianças de 12 meses, desde terça-feira (1), quando foi liberada pelo Ministério da Saúde para todo o país.
A vacina oferece maior proteção contra os principais sorogrupos da bactéria que causa a meningite.
Até liberar a ACWY, a proteção era feita com duas doses da vacina meningocócica C, aos três e cinco meses, e um reforço aos 12 meses. Com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. Até então a ACWY era aplicada somente em adolescentes.
A diretora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Adriana Ribeiro, disse que o reforço aos 12 meses já era aplicado no esquema vacinal.
“O que mudou é o tipo da vacina, ampliando a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. Por isso, reforçamos a importância de os pais ou responsáveis trazerem os bebês dentro dessa faixa etária para que sejam vacinados”, disse.
A criança que já recebeu o esquema primário e o reforço com a vacina meningocócica C, não precisa receber a dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY.
Segundo o Ministério da Saúde, esse ano, foram registrados 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados.
Outras vacinas disponíveis no SUS como BCG, Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) também ajudam a proteger contra formas de meningite.
Sobre a doença
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.