Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú passou a seguir a Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nº 002/2026, adequando a faixa etária para vacinação de rotina contra a dengue para 10 a 14 anos. A deliberação, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde, segue a orientação nacional vigente do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Até então, a vacina estava disponível para adolescentes até 16 anos.
Com isso, foi revogada a Deliberação no 021/CIB/2025, sem prejuízo da garantia da segunda dose (D2) para todos os adolescentes de 15 e 16 anos que já iniciaram o esquema vacinal nos municípios que adotaram a ampliação autorizada naquela norma.
Conforme a deliberação, foi considerada a iminente ampliação da vacinação contra a dengue para novos municípios catarinenses, o que requer otimização das doses existentes e das remessas futuras para garantir distribuição equitativa e continuidade da expansão, de modo a avançar na vacinação e concluir os esquemas vacinais iniciados anteriormente.
Vacinação contra a dengue
O esquema vacinal compreende duas doses, aplicadas em um intervalo de 90 dias. É preciso estar atento ao tempo necessário entre uma dose e outra, para garantir uma imunização completa contra a doença.
Para tomar a vacina, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município com a carteira de vacinação e um documento com foto.
Confira abaixo os endereços da UBS
- Unidade Básica de Saúde Central – Endereço: Rua 1500, nº 1100 – Centro
- Unidade Básica de Saúde do Bairro da Barra – Endereço: Rua Eleotério Cipriano Pinheiro, s/n – Bairro da Barra
- Unidade Básica de Saúde do Bairro Ariribá – Endereço: Avenida dos Tucanos, nº 300 – Bairro Ariribá
- Unidade Básica de Saúde do Bairro da Nova Esperança – Endereço: Rua Boa Vista, s/n – Bairro Nova Esperança
- Unidade Básica de Saúde do Bairro da Vila Real – Endereço: Rua Dom Abelardo, nº 400 – Bairro Vila Real
- Unidade Básica de Saúde do Bairro das Nações (CAS) – Endereço: Rua Ilhas Marshall, número 145 – Bairro das Nações
- Unidade Básica de Saúde do Bairro dos Estados – Endereço: Rua Pernambuco, s/n – Bairro dos Estados
- Unidade Básica de Saúde do Bairro dos Municípios – Endereço: Rua Alfredo Wagner, s/n – Bairro dos Municípios
- Unidade Básica de Saúde do Bairro São Judas – Endereço: Rua Maurício Venâncio Cunha, nº 130 – Bairro São Judas
- Unidade Básica de Saúde do Pontal Norte – Endereço: Avenida Osmar de Souza Nunes, nº 260 – Bairro Pioneiros
- Unidade Básica de Saúde do Bairro Estaleirinho – Endereço: Av. Interpraias, nº 1.200 (anexo a base da Guarda Municipal) – Bairro Estaleirinho.

