- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú participa de movimento inédito no Brasil com simulado de desastres naturais

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Jair Renan Bolsonaro defende que ditadura foi o melhor momento para o Brasil

Durante a discussão do projeto que institui o Dia Municipal da Democracia, em memória do ex-Prefeito Higino João Pio,...

Pescadores da Praia Central capturaram mais de mil peixes ‘misturados’ nesta quinta-feira

Vemos isso como coisa boa, porque é sinal de que o peixe está entrando na praia

Ponto de ônibus da 1.520 foi novamente atropelado 24h após ser reinstalado

O ponto de ônibus localizado na Rua 1.520, no Centro de Balneário Camboriú, próximo ao camelódromo, foi novamente atropelado,...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Defesa Civil de Santa Catarina realiza, neste domingo (18), o maior exercício coordenado de evacuação e resposta à emergências da história do país. A iniciativa deve mobilizar 230 mil pessoas em todo o Estado e Balneário Camboriú vai participar.

Segundo o Governo do Estado, Santa Catarina realizará algo inédito na gestão de riscos e resposta a desastres no Brasil. 

O 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres que tem mais de 230 municípios inscritos e prevê a mobilização direta de cerca de 240 mil pessoas, envolverá evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastros populacionais, ajuda humanitária e distribuição de materiais educativos. 

Técnicos da defesa civil em treinamento (Divulgação/PMBC)

Com a coordenação da SDC, o simulado será executado entre 8h e 17h do domingo, com participação de equipes locais, regionais e estaduais, além de órgãos federais.

Treinamento para desastres naturais severos

O diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Coronel Aldo Baptista Neto, explica que o exercício planejado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil para todos os municípios catarinenses, durante um dia inteiro, vai exercitar as suas estratégias de respostas a desastres causados por eventos naturais severos. 

“A prefeita Juliana Pavan, assim que foi informada desse exercício, prontamente determinou que a Defesa Civil da cidade também estivesse participando. No domingo, nós iremos abrir uma sala de situação de crise na sede da Secretaria de Segurança Pública, e lá das 8h da manhã até às 17h estaremos reunidos exercitando todos os documentos e demais atividades necessárias para você conduzir um desastre. Durante um desastre, as pessoas estão acostumadas a ver grandes operações de salvamento, a presenciar o sobrevoo de aeronaves, o uso de embarcações, viaturas de todos os tipos circulando pela cidade, mas não têm ideia de que existe uma série de documentos e procedimentos administrativos que precisam ser executados”, diz.

- Continue lendo após o anúncio -
O diretor da Defesa Civil em reunião com a prefeita (Divulgação/PMBC)

No domingo estarão reunidas secretarias da prefeitura e outras instituições, todos praticando e testando algumas ferramentas de reunião digital, compartilhamento de decretos e planilhas de controle de serviços que serão executados.

“Tudo como se tivéssemos frente a um grande desastre. Essa é a atual gestão, preocupada em cada vez mais prestar um serviço de qualidade para as pessoas, para a população de Balneário Camboriú”, completa.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas