A Polícia Civil flagrou, na manhã desta sexta-feira (29), uma churrascaria que fica às margens da BR-101, no Bairro Salseiros, em Itajaí, com carnes vencidas. A Galpão Gaúcho oferecia espeto corrido por R$ 16,99. A ação integra a Operação ‘El Patron’, que visa combater o roubo de cargas e apurar crimes contra as relações de consumo, como as carnes vencidas que eram servidas ao público.
Segundo a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, em Itajaí e em Balneário Piçarras.
A polícia apurou que funcionários de uma empresa que seria responsável pela retirada de carnes com o prazo de validade vencido (diretamente nos supermercados) estavam extraviando a mercadoria. Ao invés de destinarem as mercadorias para uma segunda empresa que transformaria o material em ração e biodiesel, vendiam para churrascarias, entre elas, a Galpão Gaúcho.
Investigações continuam
Diversas denúncias chegaram até a Polícia Civil, mas somente na Galpão Gaúcho, onde os policiais apreenderam as carnes vencidas, o fato foi confirmado. Com o dono da churrascaria foi apreendido dinheiro e uma arma de fogo.
Também no restaurante de Itajaí foram detidas oito pessoas (entre elas o proprietário), que foram encaminhadas ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, mas não serão presas, sendo somente monitoradas através do uso de tornozeleiras eletrônicas, pois as investigações continuam já que a suspeita é de que outras churrascarias da região também compravam as carnes.