- Publicidade -
- Publicidade -
31 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Em 2023, Guarda Municipal prendeu 299 foragidos da Justiça em Balneário Camboriú

Somados aos números da PM, foram 380 foragidos presos na cidade no último ano

Balneário Camboriú é conhecida como o metro quadrado mais valorizado do Brasil, e consequentemente pela ostentação que ‘permite’ acontecer, com carros de luxo e apartamentos milionários. Isso acaba atraindo também criminosos. Em 2023, a Guarda Municipal da cidade prendeu 299 foragidos da Justiça, que respondem por crimes variados como homicídio, estupro, tráfico de drogas, furtos e roubos.

O secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Antônio Gabriel Castanheira Junior, salienta que o principal indicativo desse alto número de prisões de foragidos é a proatividade dos guardas municipais que, segundo ele, estão realmente muito presentes nas ruas da cidade. 

Divulgação/GMBC

“Não existe alguém que está com mandado de prisão e chega para um guarda ou policial pedindo para ser preso, isso não acontece. Ou seja, o número de prisões mostra a quantidade de abordagem. É um número extremamente elevado – em 2022 foram 207 foragidos presos e em 2023 foram 299, um aumento significativo”, diz.

- Publicidade -

Castanheira aponta também que a GM não prendeu ‘apenas’ os 299 foragidos – houveram mais de 800 prisões, mas nesses casos não é possível saber quem ficou preso ou saiu em audiência de custódia. 

“Quando falo em mais de 800 prisões não são 800 pessoas diferentes e sim prisões realizadas, inclusive muitas vezes repetem as pessoas. Há criminosos que conhecemos, que já acumulam 20, 30, 40, até 60 passagens pela polícia e estão na rua”, acrescenta.

O secretário informa ainda que o objetivo da Guarda Municipal é trabalhar de forma antecipada, sem esperar o crime acontecer. 

“Estamos, através do patrulhamento, observando situações – se essas pessoas foram abordadas é porque demonstraram um comportamento suspeito, e muitas estavam foragidas. É a prova de que nossas estratégias de segurança realmente estão funcionando”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -