Nesta terça-feira (25) é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, e Balneário Camboriú participa da campanha Go Blue, que visa reduzir o número de afogamentos no mundo.
Para lembrar a data, a prefeitura da cidade estará iluminada de azul, assim como o Cristo Luz e a roda gigante FG Big Wheel.
A coordenação nacional da campanha é da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), com o apoio do Programa Bandeira Azul.
Mais de 6,5 milhões de orientações e mais de 500 salvamentos em Balneário Camboriú
Segundo o Corpo de Bombeiros, nas praias de Balneário Camboriú, os guarda-vidas fizeram 502 salvamentos na temporada de verão – um número considerado expressivo, mas o que chama a atenção é o número de prevenções: foram mais de 6,5 milhões (que é quando o guarda-vidas conversa e previne pessoas sobre os perigos do mar e cuidados que precisam ser seguidos).
O Comandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Balneário Camboriú, Tenente-Coronel Zevir Aníbal Cipriano Junior salienta que foram registradas três mortes por afogamento no total, no verão de Balneário Camboriú.

“Mas realizamos 502 salvamentos. Foram 502 pessoas, que estavam em situação de risco, que se não houvesse intervenção dos guarda-vidas que estavam ali trabalhando, poderíamos ter as perdido”, diz.
Cultura de prevenção
Zevir lembra que agora Balneário está no que chamam de pós-temporada, que segue até a chegada da pré-temporada, em meados de outubro, mas que o trabalho dos bombeiros e guarda-vidas continua durante todo o ano, por isso campanhas como a Go Blue são importantes.
“A ideia do Go Blue é justamente criar essa cultura de prevenção nas pessoas. Hoje, no dia 25 de julho, comemoramos o Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, uma data declarada pela ONU, e aqui no Brasil a SOBRASA, uma entidade não-governamental, lançou esse desafio para que todas as entidades que trabalham com o salvamento aquático aderissem, e nós, do Corpo de Bombeiros, aderimos a essa proposta”, explica.
Importância dos cuidados: afogamentos são a segunda principal causa de óbito de crianças de seis a 14 anos

O Comandante diz que o Go Blue vem justamente com o intuito de atingir as pessoas quanto a importância de serem mais conscientes com o mar, considerando que o ambiente praial pode oferecer perigo.
“Lembrando que os afogamentos são a segunda principal causa de óbito de crianças de seis a 14 anos. Com o movimento iremos iluminar os principais atrativos de Balneário de azul e despertar nas pessoas a prevenção de afogamentos. É uma ideia bem bacana e tudo o que vem com o intuito de prevenir e orientar a sociedade é bem-vindo para a nossa instituição”, acrescenta.
Zevir falou que a consciência vale até mesmo para uma praia como Laranjeiras, que é considerada tranquila, mas que possui costão, pedras e conforme o banhista vai avançando, a profundidade aumenta bruscamente.
“A própria Praia Central pode ter buracos e há nela correntes de retorno. As pessoas acabam, mesmo com sinalização e nosso trabalho preventivo, se distraindo e essa falta de atenção acarreta no arrastamento, onde é possível ocorrer um afogamento. Em uma fração de segundo podemos perder uma vida, principalmente se a pessoa não tem habilidade mediana de natação, sabendo pelo menos boiar e esperar o salvamento”, salienta.
O comandante disse que outro desafio para o trabalho dos guarda-vidas é a embriaguez das pessoas nas praias.
“Pois acaba encorajando a pessoa a ir além de sua capacidade física. Acha que vira um super-herói e acabam extrapolando esse limite, o que acaba gerando um problema grande para o guarda-vidas que, graças a Deus, na maioria das vezes chega rápido, mas pode acontecer fora do horário de trabalho ou então em ocorrências simultâneas. O tempo é um fator que corre contra nós”, completa.