- Publicidade -
- Publicidade -
23.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Go Blue: Balneário Camboriú adere ao movimento que visa reduzir afogamentos

Nesta terça-feira (25) é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, e Balneário Camboriú participa da campanha Go Blue, que visa reduzir o número de afogamentos no mundo. 

Para lembrar a data, a prefeitura da cidade estará iluminada de azul, assim como o Cristo Luz e a roda gigante FG Big Wheel. 

A coordenação nacional da campanha é da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), com o apoio do Programa Bandeira Azul.

- Publicidade -

Mais de 6,5 milhões de orientações e mais de 500 salvamentos em Balneário Camboriú

Segundo o Corpo de Bombeiros, nas praias de Balneário Camboriú, os guarda-vidas fizeram 502 salvamentos na temporada de verão – um número considerado expressivo, mas o que chama a atenção é o número de prevenções: foram mais de 6,5 milhões (que é quando o guarda-vidas conversa e previne pessoas sobre os perigos do mar e cuidados que precisam ser seguidos). 

O Comandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Balneário Camboriú, Tenente-Coronel Zevir Aníbal Cipriano Junior salienta que foram registradas três mortes por afogamento no total, no verão de Balneário Camboriú. 

(Divulgação/13BBM)

“Mas realizamos 502 salvamentos. Foram 502 pessoas, que estavam em situação de risco, que se não houvesse intervenção dos guarda-vidas que estavam ali trabalhando, poderíamos ter as perdido”, diz.

Cultura de prevenção

Zevir lembra que agora Balneário está no que chamam de pós-temporada, que segue até a chegada da pré-temporada, em meados de outubro, mas que o trabalho dos bombeiros e guarda-vidas continua durante todo o ano, por isso campanhas como a Go Blue são importantes. 

“A ideia do Go Blue é justamente criar essa cultura de prevenção nas pessoas. Hoje, no dia 25 de julho, comemoramos o Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, uma data declarada pela ONU, e aqui no Brasil a SOBRASA, uma entidade não-governamental, lançou esse desafio para que todas as entidades que trabalham com o salvamento aquático aderissem, e nós, do Corpo de Bombeiros, aderimos a essa proposta”, explica.

Importância dos cuidados: afogamentos são a segunda principal causa de óbito de crianças de seis a 14 anos

(Divulgação/13BBM)

O Comandante diz que o Go Blue vem justamente com o intuito de atingir as pessoas quanto a importância de serem mais conscientes com o mar, considerando que o ambiente praial pode oferecer perigo. 

“Lembrando que os afogamentos são a segunda principal causa de óbito de crianças de seis a 14 anos. Com o movimento iremos iluminar os principais atrativos de Balneário de azul e despertar nas pessoas a prevenção de afogamentos. É uma ideia bem bacana e tudo o que vem com o intuito de prevenir e orientar a sociedade é bem-vindo para a nossa instituição”, acrescenta.

Zevir falou que a consciência vale até mesmo para uma praia como Laranjeiras, que é considerada tranquila, mas que possui costão, pedras e conforme o banhista vai avançando, a profundidade aumenta bruscamente. 

“A própria Praia Central pode ter buracos e há nela correntes de retorno. As pessoas acabam, mesmo com sinalização e nosso trabalho preventivo, se distraindo e essa falta de atenção acarreta no arrastamento, onde é possível ocorrer um afogamento. Em uma fração de segundo podemos perder uma vida, principalmente se a pessoa não tem habilidade mediana de natação, sabendo pelo menos boiar e esperar o salvamento”, salienta.

O comandante disse que outro desafio para o trabalho dos guarda-vidas é a embriaguez das pessoas nas praias. 

“Pois acaba encorajando a pessoa a ir além de sua capacidade física. Acha que vira um super-herói e acabam extrapolando esse limite, o que acaba gerando um problema grande para o guarda-vidas que, graças a Deus, na maioria das vezes chega rápido, mas pode acontecer fora do horário de trabalho ou então em ocorrências simultâneas. O tempo é um fator que corre contra nós”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -