- Publicidade -
- Publicidade -
20.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Helicóptero Águia 07 realizou mais de duas mil missões desde a criação da Base em Balneário Camboriú  

A expectativa agora é pela construção do hangar que deverá iniciar neste mês

O major da 3ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina, Leandro Edson da Rosa, fez um relato do trabalho da aviação da PMSC, realizado através da equipe do helicóptero Águia 07. Ele ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal na terça-feira (1).

A 3ª Cia Av PM é composta por 21 policiais militares de carreira que apoiam as demais unidades da PMSC e outros órgãos de segurança pública, e atuam em missões policiais militares, busca, resgate, salvamento e defesa civil, na região da Foz do Rio Itajaí e no município de Balneário Camboriú.

O Comandante Leandro da Rosa, na Tribuna Livre, da Câmara Municipal (Foto Márcio Gonçalves)

O comandante da 3ª Companhia disse que a sede fica na 12o.BPM, no Bairro das Nações, mas a atuação litorânea vai de Tijucas a Balneário Piçarras e no interior, o Alto Vale do Itajaí até Rio do Sul.

- Publicidade -

“Atuamos prioritariamente no período diurno, extraordinariamente acontecem operações noturnas em nossa região, temos projetos para o período noturno que vão acontecer em breve”, informou.

As operações começaram em março de 2019, com cobertura em mais de 50 municípios. Neste período foram realizadas mais de 2200 missões, 360 acionamentos/ano, 300 horas de voo anuais, 154 pessoas socorridas e apoio na prisão de 223 criminosos.

O comandante explicou que a Companhia tem por objetivo apoiar as unidades da PM, aprimorar a sensação de segurança das pessoas que vivem e visitam a região da Foz do Rio Itajaí e sobretudo Balneário Camboriú, onde está a sede, mas atende também ocorrências complexas que envolvem reféns, crimes contra o patrimônio, através de operações em apoio à PF e Capitania dos Portos.

“Além de atuar na atividade policial, o Águia 7 atua em resgate de difícil acesso, apoio ao Samu e Bombeiros no transplante de órgãos, remoção inter hospitalar, acidentes de trânsito. Atua em apoio à fiscalização de trânsito rodoviário e urbano, salvamento aquático, combate a incêndios florestais e apoio à Defesa Civil, à fiscalização ambiental, inclusive órgãos municipais”, detalhou o Major.

Hangar em breve

Questionado pelos vereadores sobre a construção do hangar para o Águia 7, o major disse que a empresa que vai construí-lo prometeu iniciar a obra ainda neste mês.

“Estamos lutando pelo hangar desde o início da Base aqui em Balneário, porque à noite a aeronave fica no heliponto, o que por vezes gera uma manutenção maior, como aconteceu no ano passado”, disse o comandante. 

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -