- Publicidade -
- Publicidade -
19.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Jovem foi socorrida após ser picada por cobra, em Balneário Camboriú

Uma jovem de 20 anos foi encaminhada ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, no sábado (25), após ser picada por uma cobra, no Morro do Careca, atrativo turístico que fica na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú. 

Segundo informações, ela estava passeando no Morro do Careca, quando foi picada por uma cobra, que seria da espécie jararaca. Ela foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro das Nações, mas lá não havia soro antiofídico, por isso ela foi encaminhada ao Hospital Ruth Cardoso, onde recebeu atendimento. A jovem já recebeu alta e passa bem. 

Procurar ajuda sempre

A suspeita não foi confirmada, se foi de fato uma jararaca.

- Publicidade -

A cobra é venenosa e é considerada a quarta mais perigosa do Brasil pelo seu veneno. Com uma ação proteolítica, o veneno da jararaca causa necrose e inchaço em quem for picado. Ele também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana. 

Por isso, a jovem e sua família agiram corretamente em rapidamente procurar por atendimento médico.

O que fazer se ver uma cobra

Segundo o Corpo de Bombeiros, jararaca e cascavel são comuns nesta época do ano (verão) pela presença de outros animais peçonhentos que são consumidos por serpentes, como roedores, lagartos, sapos e aves.

Os bombeiros salientam que as cobras, em geral, não oferecem perigo, desde que não se sintam ameaçadas. Se você ver uma cobra no meio-ambiente, a dica é afastar-se devagar para evitar maiores riscos. 

Porém, se uma cobra for vista em perímetro urbano ou em uma casa, deve-se ligar para 193 e solicitar a presença do Corpo de Bombeiros. Os bombeiros irão recolher o animal e devolvê-lo ao ambiente adequado, evitando perigo às pessoas.

Em caso de acidentes, como picadas em pessoas ou em animais, o correto é procurar com urgência o atendimento médico ou uma clínica veterinária, se quem for picado for um animal doméstico.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -