Um papagaio que estaria sofrendo maus tratos foi resgatado pela Guarda Ambiental, no domingo (7). O crime é enquadrado no Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98.
Segundo o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, através de denúncia os guardas ambientais ficaram sabendo que o papagaio estaria o dia todo em uma gaiola no sol, o que configura maus tratos.
No local, os GMs perceberam que se tratava de uma Maitaca Verde (pionus maximiliani), além da ave estar exposta ao sol a mesma não possuía autorização/anilha – com grandes chances de ter sido adquirido ilegalmente.
A ave foi resgatada e após os procedimentos delegacia foi encaminhada para o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (o zoológico da Santur), onde passará por reabilitação. O local conta com um centro especializado que cuida de animais resgatados; se o papagaio tiver condições, será encaminhado para a natureza ou viverá no Complexo, recebendo todos os cuidados especiais que necessita.
Se você sabe de algum caso de maus tratos/abandono de animais – sejam eles domésticos ou silvestres – ou viu algum bicho ferido, como aves, gambás, lagartos, etc. repasse para a Guarda Ambiental através do fone 153.