- Publicidade -
- Publicidade -
23.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Pedágio para alertar violência contra idosos será nesta quinta-feira em Balneário Camboriú

O pedágio que seria realizado no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15/6) e foi transferido por causa do mau tempo, vai acontecer nesta quinta-feira (29), na esquina das avenidas Brasil com Alvin Bauer, das 11h às 12h15. 

Voluntários maiores de 60 anos estarão participando da ação, promovida pela vereadora Juliethe Nitz e pela Secretaria da Pessoa Idosa para chamar atenção para os altos índices de violência contra a pessoa idosa.

Segundo a vereadora Juliethe, a ação pretende promover solução preventiva para os casos de violência. 

- Publicidade -

“As pessoas idosas ainda têm muito conhecimento a compartilhar e merecem nosso respeito, envelhecendo e sendo cuidados com dignidade”, destaca.

Durante a atividade, convidados 60+ irão distribuir folhetos explicativos voltados à conscientização da população e incentivando a denúncia. Junto com a mensagem, os moradores ganharão um bombom. 

“A ideia é que o doce também simbolize a importância do afeto, que lembre a todos de seus próprios idosos em casa, e da pessoa idosa que serão um dia”, afirma Juliethe.

Números de violência

Mais de 1,1 mil casos de violência contra a pessoa idosa foram atendidos pelo Programa Abraço ao Idoso entre janeiro e maio, em Balneário Camboriú. 

Entre os crimes estão violência física, violência psicológica, violência sexual, negligência, abandono e outros. 

No primeiro trimestre do ano, dados alarmantes também foram registrados em Santa Catarina, com 1,2 mil registros de violações de direitos humanos contra pessoas idosas. 

Os dados divulgados estão disponíveis no painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

- Publicidade -

Para Juliethe, apesar de tantas situações tristes, as estatísticas são possíveis por conta das denúncias realizadas pela população junto aos serviços de acolhimento. 

Em Balneário Camboriú, denúncias sobre maus tratos podem ser feitas ao Programa Abraço ao Idoso, pelo número (47) 99982-1632. Em situações de violência que necessitem intervenção imediata, a orientação é contatar a Polícia Militar, pelo telefone 190.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -