- Publicidade -
- Publicidade -
19.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú já atende em novo endereço

Desde 2022 a Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú estava em processo de mudança para a nova sede – ampla e moderna, localizada na Avenida Marginal Oeste, no Bairro dos Municípios. 

Apesar de ainda não estar 100% finalizada, os atendimentos ao público já acontecem no local. A Central 153 ainda funciona no antigo endereço, mas deve ir para a nova Secretaria ainda neste ano.

A reportagem do Página 3 esteve na nova Secretaria nesta semana e conheceu de perto a estrutura, que tem dois andares, é espaçosa e comporta toda a demanda da Guarda Municipal, inclusive já pensando no futuro e na possibilidade da GMBC crescer. 

- Publicidade -

O secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira Júnior disse que a nova Secretaria não foi planejada para permanecer no endereço [o prédio é alugado e o proprietário é o responsável pela manutenção do espaço] por apenas ‘alguns anos’, mas para um bom tempo, como ‘20, 30 anos ou até mais’. 

“Falta neste momento vir para cá a Central 153, precisamos de um gerador para que não sejamos afetados se cair a energia e de uma subestação para aguentar a rede elétrica. Quando vierem para cá, já teremos também uma tecnologia diferenciada. Devem vir para cá entre 45 e 60 dias, entre outubro e novembro”, afirma, citando que há espaço na futura Central até mesmo caso as polícias Militar, Civil, PRF e PF queiram utilizar o espaço, que foi planejado e conta com iluminação especial.

Secretário em sua nova sala (Foto Renata Rutes)

A nova Secretaria tem uma ampla sala para o secretário, sala de imprensa, auditório, sala de situação e também espaço para cada setor da GM, como Corregedoria, Inteligência, Psicologia, Administrativo, além de refeitório, sala de armas, academia e até alojamento para os guardas que optarem por permanecer na Secretaria entre um plantão e outro (há GMs que residem em outras cidades e às vezes optam por ficar em Balneário). 

Refeitório (Foto Renata Rutes)
Sala de armas (Foto Renata Rutes)
Academia (Foto Renata Rutes)

“As salas eram improvisadas, chiqueirinhos, hoje temos privacidade, ar-condicionado em cada sala, há conforto… seguimos as normas do trabalho, com ergonomia e tudo o que precisa ter. Todo o prédio passou por vistoria completa para estar tudo de acordo. Poucos lugares públicos são desse jeito, temos fiscal que trabalha com segurança do trabalho, checando normas técnicas, e tudo passa pelo aval dela, desde bancada, mesas, cadeiras… estamos sendo bem rigorosos”, salienta.

Castanheira pontuou que ainda faltam mobiliários, como na sala de situação e no auditório [onde terão telões, cadeiras e etc. para o melhor conforto do público], mas que em breve tudo estará como no projeto. 

“Também quero fazer um jardim na entrada, mudar o portão e fazer um estacionamento melhor. Teremos ainda câmeras em toda a quadra, que poderá ser visualizado da guarita”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -