A Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú está instalando e reativando 25 câmeras de monitoramento de alta tecnologia, que estavam em desuso na cidade. Das 25, 13 são Speed Dome, que têm a função de monitoramento 360º e foco de longo alcance. Esses equipamentos geram imagens em 4K, de alta resolução.
O secretário de Segurança da cidade, Evaldo Hoffmann, conta que entre as 25 câmeras há aparelhos que foram doados, outras são de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e até câmeras que foram repassadas pelo Governo do Estado.

“Eu entrei num depósito da Secretaria e achei as câmeras, encontrei em janeiro. Começamos a ‘desenterrar’ as coisas e vamos encontrando. Não tem nenhuma quebrada, todas estão funcionando. Estavam armazenadas e não estavam sendo usadas”, diz.
Evaldo comenta que há oito câmeras que chegaram a ser instaladas, mas que não foram energizadas – ou seja, estavam apenas ‘de enfeite’, sem estarem funcionando.
O secretário já se reuniu com a Celesc para buscar energia elétrica dos semáforos para ligar as câmeras de cruzamentos – algumas já foram instaladas.

“Absurdo, simplesmente não tinha câmeras na Avenida Central com a Rua 11, um grande gargalo de Balneário Camboriú. Não sei se foi preguiça de correr atrás e instalar [por parte do governo passado], mas já estamos resolvendo isso. Há câmeras caras, que filmam em 4k (as Speed Dome), que vão auxiliar no processo de monitoramento da cidade. Todas as 25 vão ser ligadas. Uma delas até quero fazer acordo de cooperação técnica com um prédio, para colocar e assim ter visão de toda a orla”, acrescenta.
Hoje, Balneário Camboriú tem ativadas 56 câmeras de monitoramento, que totalizarão 81 ao fim do serviço de instalação, previsto para o início de abril.