O novo secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Evaldo Hoffmann, detalhou as ações que pretende executar unindo Guarda Municipal e Polícia Militar, com foco no auge do movimento da temporada de verão, que deve seguir pelo menos até o dia 15 de janeiro.
Haverá atenção também à fiscalização náutica e segurança costeira, através de um plano de gerenciamento que está sendo montado com a Marinha do Brasil.
O secretário avaliou positivamente as ações no Réveillon, em parceria com a PM, que deverão ser aperfeiçoadas para o próximo final do ano.
Evaldo apontou a necessidade de ajustes para o verão 2025/2026 no Centro de Controle Operacional que “vai sofrer uma mudança radical, mas radical mesmo”.
Ele apontou que vão aumentar as operações integradas com a Polícia Militar e também com o Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, já que a demanda é, segundo ele, ‘gigantesca’, com “a costa mais complexa do Brasil, com o maior número de motos aquáticas do Pais”.
“A Marinha do Brasil tem uma situação específica de fiscalizar embarcações, condutores e poluição, mas os crimes que são cometidos ali são compartilhados com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal. E nós vamos ter que aumentar essa fiscalização”, disse Evaldo.
Segundo o secretário, é responsabilidade do município a sinalização costeira, e ele não sabia disso. “O município pecou nos últimos oito anos e vamos ter que aumentar a fiscalização, por enquanto, estamos pedindo patrocínio para bóias, mas agora a prefeita já assumiu, vamos ter que licitar sinalização costeira, com base nesse plano de gerenciamento que está sendo montado a quatro mãos, pelo município e pela Capitânia dos Portos”, completou.