- Publicidade -
24 C
Balneário Camboriú

‘Somos Todos BC’: movimento pede por mais segurança em Balneário Camboriú

Empresários agendaram reunião na Câmara e com o prefeito Fabrício Oliveira

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O movimento ‘Somos Todos BC’, representado por 13 entidades de classe de Balneário Camboriú, vai promover reuniões com os responsáveis pela segurança e com o governo municipal, para demonstrar preocupação com o crescimento dos índices de criminalidade na cidade e pedir providências. Nesta terça-feira (26), às 14h, será com o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Kurtz, e no próximo dia 4 com o prefeito Fabrício Oliveira.

(Divulgação/PMBC)

União de esforços

Entrega do ofício para autoridades da segurança (Divulgação)

Os empresários elaboraram juntos um documento, onde descrevem a preocupação com o ‘forte aumento de desocupados nas ruas [andarilhos], significativo acréscimo na ocorrência de ilícitos praticados por meio de arrombamentos, furtos, roubos, uso e tráfico de drogas’, e ressaltam seus reflexos, traduzidos por insegurança à sociedade, turistas e atividades econômicas, causando ‘prejuízos incalculáveis’. 

O Somos Todos BC defende que, mesmo entendendo que cada instituição e autoridade deve agir dentro do que é possível em suas competências, acredita também que um amplo debate e união de esforços poderá trazer melhores resultados no combate à criminalidade, e se dispõe a colaborar com a busca de soluções ao problema.

Problemática é conjunta e precisa ser debatida

Um dos envolvidos no movimento é o Conselho Municipal de Segurança da cidade, presidido pelo advogado Valdir de Andrade. 

- Publicidade -

Ao Página 3, Valdir disse que foi contatado pela presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, a hoteleira Margot Rosenbrock Libório, que é uma forte representatividade do turismo em Balneário Camboriú. 

“Fui procurado porque os CONSEGs são protagonistas no que diz respeito à segurança e vejo que é muito importante discutirmos juntos, pois a problemática da segurança pública é conjunta e por isso precisa ser debatida também desta forma, todos juntos. Essa unidade de entidades era um sonho de consumo antigo”, afirma.

Reuniões na Câmara e com o prefeito

Segundo Andrade, o ofício foi entregue para todos os segmentos envolvidos com a segurança de Balneário Camboriú – Ministério Público, Judiciário, prefeito Fabrício, secretaria de Segurança, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e até mesmo Instituto Geral de Perícias (IGP). 

“Estamos organizando um fórum no Sinduscon, que deve acontecer no próximo dia 11, mas nesta terça-feira (26) já vamos deliberar a pauta com o presidente da Câmara e dia 4 com o prefeito. Vamos falar sobre o aumento da criminalidade, como a questão dos furtos e a mendicância, pois é preocupante já termos furtos e tráfico na praia sem o alargamento, com a faixa de areia ainda maior, isso também pode aumentar. Inclusive a incidência do tráfico na Avenida Atlântica é algo notório, por mais que se combata parece que ‘brota’ igual capim em época de chuva”, analisa.

Algumas sugestões que o grupo pretende fazer é a reedição do termo de cooperação técnica, que cita o trabalho conjunto das forças de segurança, além da criação da central única de despacho. 

“Temos que buscar tecnologias para nos auxiliarem, pois não podemos ficar esperando o Estado aumentar o nosso efetivo, não podemos depender apenas disso. O envolvimento da sociedade é muito interessante e normalmente faz muita diferença”, completa.

Formação do Somos Todos BC

- Publicidade -

*Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania – CONSEG

*Associação de Bares e Restaurantes de Balneário Camboriú – ABRES BC

*Associação dos Corretores de Imóveis de Balneário Camboriú – ACIBC

*Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – ACIBALC

*Associação das Micro e Pequenas Empresas de Balneário Camboriú e Camboriú  – AMPE

*Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau

*Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú – CDL

*Observatório Social de Balneário Camboriú – OSBC

*Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Balneário Camboriú – OAB/BC

*Sindicato da Indústria da Construção de Balneário Camboriú e Camboriú – SINDUSCON

*Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação, *Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais de Santa Catarina – SECOVI

*Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região – SINDISOL

*Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista – SINDILOJAS BC.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -