Um turista argentino, de 58 anos, morreu afogado na Praia Central de Balneário Camboriú, na tarde do último sábado (16). Outros dois casos de arrastamento foram registrados, mas as pessoas foram resgatadas e passam bem.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o turista argentino chegou a ser retirado da água, na altura da praça Almirante Tamandaré, mas faleceu após tentativas de ressuscitação.
A esposa da vítima, também da Argentina, relatou aos guarda-vidas que o marido havia dito horas antes do afogamento que estava com dores no peito.
Já na madrugada de domingo (17), dois casos de arrastamento foram registrados, ambos no Pontal Norte, próximo ao Hotel Marambaia – uma turista chilena, de 17 anos, e um homem de 37 anos, que não teve a nacionalidade informada. A adolescente não chegou a se afogar, mas o homem precisou ser encaminhado para atendimento médico porque estava com tossindo bastante (grau 1 de afogamento).
Recomendações dos Bombeiros
Os Bombeiros orientam que populares não tentem salvar vítimas de afogamento sem serem habilitados – a recomendação é chamar guarda-vidas e lançar algum objeto que ajude a vítima a flutuar.
Deve-se tomar cuidado com crianças (nos postos de guarda-vidas há pulseirinha de identificação caso a criança se perca).
Pessoas que consumiram bebida alcoólica ou que fizeram refeição recente não devem entrar na água.