- Publicidade -
- Publicidade -
24.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Univali desenvolve projeto gráfico do programa “Minha Voz tem Vez”

Conteúdo será usado em ações de prevenção à violência contra crianças e jovens

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi responsável pela elaboração do projeto gráfico do programa “Minha Voz tem Vez”, que reúne diversas ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. 

A iniciativa, da Polícia Civil de Santa Catarina e da Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso – DPCAMI, foi lançada nesta terça(6) em Florianópolis.

A campanha vai beneficiar crianças e jovens de todo o Estado. As peças incluem cartilha informativa, jogos, cartazes e desenhos para colorir e são ilustradas por personagens criados especialmente para a campanha. 

- Publicidade -

O professor e coordenador dos cursos de Design Gráfico e Design de Games da Univali nos campi Florianópolis e Balneário Camboriú, Giorgio Gilwan da Silva, conta que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento durou dois anos e levou em conta informações cedidas por especialistas da Polícia Civil. 

O processo de criação envolveu docentes e acadêmicos da Univali tendo sido realizado no DesignLab, laboratório vinculado à Escola Politécnica.

“O conceito da campanha e todo o seu conteúdo foi planejado para aproximar o público alvo das temáticas abordadas e incentivar, de forma lúdica, a interação com as atividades. O nosso desafio foi desenvolver peças que pudessem permitir às crianças expressar a situação de violência que pudessem estar vivenciando, mesmo sem ter a consciência do abuso. A linguagem é adequada a faixa etária delas e passa a mensagem de que as suas vozes têm representatividade na Polícia Civil”, acrescenta Giorgio.

O lançamento do Programa foi no Auditório do Centro Administrativo, da Secretaria de Segurança Pública, e reuniu diversas autoridades e representantes de instituições parceiras. Na ocasião, a Univali esteve representada pelos professores Guilherme Sauthier, Eduardo Napoleão e Igor Baranenko, todos envolvidos na elaboração da Campanha.

Sobre o projeto

O programa “Minha Voz tem Vez” contempla duas vertentes principais. Uma delas é o “Proteja uma Criança” que é direcionado aos alunos do ensino fundamental e foca na prevenção da violência sexual. Já o “Conhecer Para se Proteger” visa orientar os adolescentes para o uso seguro da internet.

As atividades também contemplam oficinas e palestras para as crianças, jovens, pais e profissionais que atuam diretamente com estes públicos e prevê formação complementar aos agentes da Polícia Civil, que serão capacitados para ministrar as atividades a estes públicos. Entre os parceiros do Programa também estão o Poder Judiciário e a Secretaria Estadual de Educação.

- Publicidade -

fonte: Assessoria Comunicação/Univali 

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -