- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Yanke, ‘líder’ do canil da PM de Balneário Camboriú, se aposentou após 10 anos de serviço

O cão de faro Yanke, conhecido em Balneário Camboriú e região pelo trabalho desenvolvido junto do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), se aposentou neste último final de semana, após prestar um trabalho que é reconhecido inclusive nacionalmente. 

Iliberto com Yanke: ‘ele é especial e único’ (Foto Renata Rutes)

O Página 3 fez ao longo dos anos diversas matérias sobre o trabalho de Yanke, que era o ‘líder’ e o cão mais velho entre os ‘farejadores’ da PM de Balneário. A ‘aposentadoria’ dele era planejada desde 2019. Ele era chamado de ‘cão completo’, pois servia tanto para socialização (adora crianças), guarda e proteção, busca e captura e faro. 

O K9 da PM já possui 15 anos de atividade, mas quando o ex-comandante, Evaldo Hoffmann, assumiu o comando o ‘reativou’. O Yanke já trabalhava desde essa época, sendo o primeiro cão do ‘recomeço’ do K9 do 12º BPM. Quem o treinou desde filhote é o Sargento Iliberto Carlos Lemos de Oliveira, que é também o responsável pelo canil da PM de Balneário.  

- Publicidade -

A trajetória de Yanke, que tem 11 anos, é conhecida em Balneário. Ele auxiliou em diversas grandes operações da PM na cidade e na região, conseguindo farejar e encontrar cargas grandes de drogas. Iliberto sempre destacou o quanto Yanke era diferenciado, ‘especial e único’, e enaltecia a ligação diferente que possuíam. Ainda em 2019, ele disse que quando Yanke se aposentasse iria para casa com ele. 

O trabalho realizado, até então, por Yanke e os demais cães da PM de Balneário faz muita diferença. Por exemplo, em um local que os policiais levariam uma hora para encontrar drogas ou armas, eles localizam em 20 minutos – são treinados para encontrarem drogas, armas, cartuchos, pólvora ou munições. As principais ocorrências que os cães do K9 da PM atendem são tráfico de drogas, fuga de bandidos (para o mato, por exemplo), e antes da pandemia visitas em escolas e eventos, dentre outras.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -