- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Apple Music vs Spotify vs YouTube Music: qual streaming vale a pena em 2023?

A popularização dos smartphones e o acesso quase constante a redes de internet de alta velocidade como o 4G e 5G permitiram uma revolução na forma como consumimos mídia: para trás ficaram os dias de carregar objetos físicos como CDs e cassetes, e já não é necessário levar um aparelho MP3 dedicado com a memória preenchida por músicas e vídeos – os aplicativos de streaming são capazes de oferecer catálogo praticamente infinito de músicas, sugestões inteligentes, playlists e reprodução em tempo real via internet.

Essa modalidade de assinatura é tão conveniente e bem aceita pelos usuários que já dominou a maioria dos usuários no Brasil, e consequentemente, levou ao surgimento de diversas plataformas concorrentes que competem em recursos, qualidade e atrativos para tentar garantir uma fatia maior do público. Em 2023, pode ser confuso tentar escolher entre as milhares de opções disponíveis no mercado de streaming de música – por isso, selecionamos as características mais relevantes dos principais apps de streaming de música para facilitar a decisão. Confira.

Spotify

Líder de mercado no Brasil e amplamente conhecido, o Spotify foi um dos primeiros aplicativos do setor a atingir uma alta popularidade e catálogo. Seu conteúdo editorial criado em português e com músicas de sucesso no Brasil, aliado a grande quantidade de playlists criadas por usuários, tornam a plataforma uma das mais atrativas para os brasileiros. 

Vantagens
Grande número de brasileiros: o grande número de brasileiros utilizando a plataforma favorece a adição de amigos e contatos, compartilhamento de playlists, e descoberta de conteúdo personalizado relevante.
Podcasts exclusivos: além das músicas, o aplicativo adicionou o recurso de podcasts ao seu serviço – isso também inclui programas exclusivos que só podem ser ouvidos no Spotify.

- Publicidade -

Aplicativo para computador e controle remoto: a empresa oferece diversos aplicativos para plataformas como televisões inteligentes e computador, com a capacidade de rapidamente controlar a reprodução em qualquer um de seus dispositivos sem interromper a música.

Parceria com a Microsoft: o Spotify é o app de streaming de música em parceria com a Microsoft, permitindo maior integração em aparelhos com Windows, como o widget do Spotify no Windows 11.

Planos acessíveis: a empresa oferece diversos planos distintos como a assinatura individual, em dupla para casais ou amigos, estudantil com desconto universitário, e família. Além disso, é possível utilizar o Spotify de forma completamente gratuita, com qualidade de áudio reduzida e anúncios.

O Spotify atinge um excelente equilíbrio entre preço e recursos disponíveis, e sua interface e conteúdo são bem adequados aos usuários brasileiros. Funções extra como a capacidade de criar códigos QR que levam diretamente às músicas - hábito cada vez mais comum entre brasileiros, como aponta a ExpressVPN - e lojinhas dos artistas com produtos oficiais também aumentam o valor do aplicativo. No entanto, a interface pode ser considerada confusa para quem está acostumado com bibliotecas de música tradicionais, e a qualidade de áudio não é a melhor dentre os concorrentes. O Spotify é o app ideal para quem busca um equilíbrio de recursos, não está envolvido no ecossistema de outras grandes empresas de tecnologia, e prefere escutar músicas através de playlists automáticas ou criadas por terceiros. 

YouTube Music
Plataforma oficial da Google e substituta do descontinuado Google Play Music, o YouTube Music promete oferecer a mescla entre a inteligência dos algoritmos da Google com o catálogo inigualável de músicas e videoclipes do YouTube. Apesar de plenamente funcional, a plataforma ainda não conta com todos os recursos oferecidos por seus concorrentes – mas algumas de suas funcionalidades exclusivas prometem capturar os usuários.

Vantagens
Catálogo maior: considerada a maior vantagem do YouTube Music, o aplicativo é capaz de misturar seu catálogo oficial de músicas com qualquer música publicada no YouTube, isso significa que é praticamente impossível encontrar alguma faixa que não esteja disponível no aplicativo, tanto em forma de áudio quanto vídeo.

Rádio customizável: apesar de também oferecer playlists oficiais e de terceiros para seus usuários, o YouTube Music oferece um recurso automático e inteligente para descoberta de músicas: o usuário pode customizar diversos aspectos de seu humor e desejo e o sistema cria uma sequência infinita de músicas ideais para cada situação.

Integração ao Android: por se tratar de um aplicativo oficial da Google, o YouTube Music é integrado perfeitamente ao Android e costuma receber atualizações com maior frequência – design Material You com ícone dinâmico, integração ao novo painel de mídia e ecossistema de alto-falantes Nest são alguns exemplos da experiência integrada da Google.

- Publicidade -

YouTube Premium: apesar de não ser obrigatória, os planos de assinatura do YouTube Music com melhor custo-benefício também incluem uma assinatura do YouTube Premium, recurso que remove os anúncios em todos os vídeos do YouTube, permite downloads offline, reprodução em segundo plano e conteúdo exclusivo dentro da plataforma de vídeos.

O YouTube Music está crescendo no país e investindo cada vez mais na criação de conteúdo adaptado ao público brasileiro, mas ainda não é capaz de competir completamente em número de recursos ou popularidade. Além disso, atualmente, a plataforma oferece a menor qualidade máxima de áudio entre os principais concorrentes, embora apenas usuários com equipamentos avançados de áudio possam ser capazes de identificar alguma diferença clara. Ainda assim, a integração com aparelhos Android, os algoritmos inteligentes e o catálogo do YouTube podem tornar o YouTube Music a opção ideal para muitos usuários.
Apple Music

O Apple Music é um dos aplicativos pioneiros no segmento de streaming de música, e apesar de inicialmente restrito a aparelhos da Apple, hoje é disponibilizado para usuários de Windows e Android, além de televisões inteligentes, sem restrições. Apostando em uma qualidade de áudio superior e recursos premium, o Apple Music tenta conquistar os usuários oferecendo uma experiência de áudio imersiva e recursos pioneiros.  

Vantagens
Áudio Lossless e Hi-Res: diferentemente de seus concorrentes que priorizam alta eficiência, o Apple Music oferece qualidade absoluta de áudio. Originalmente criadas para a plataforma iTunes, as músicas do Apple Music podem ser escutadas com masterização de estúdio melhorada, formato lossless de qualidade superior, e até mesmo áudio de maior bitrate para aparelhos de música ultra-premium.

Dolby Atmos: recurso exclusivo do Apple Music para iPhones e alguns aparelhos Android, o Dolby Atmos é uma tecnologia de áudio espacial que permite criar uma experiência 3D imersiva nas músicas escutadas pela plataforma, simulando a posição e distância entre cada instrumento e gerando a sensação de estar encoberto pela música.

Letras ao vivo: o Apple Music oferece maior precisão nas letras de músicas com o recurso de karaokê ao vivo, onde uma visualização da letra acompanha o cantor em tempo real.

Integração ao ecossistema Apple: para usuários de aparelhos da Apple o Apple Music pode ser a melhor opção por oferecer aplicativo nativo e atualizado, integrado ao assistente Siri e alto-falantes HomePods, além de suportar hand-off com computadores Mac e iPads.

Assinatura Apple One: para quem já possui outros aparelhos da Apple ou até mesmo uma família com diversos usuários, a assinatura Apple One oferece por um valor competitivo o armazenamento em nuvem do iCloud, o serviço de televisão Apple TV Plus, e a assinatura do Apple Music em um único pacote.

A grande vantagem da concorrência entre diversas plataformas é a pluralidade de preços, recursos e filosofias de design que podem atender a grupos diferentes de usuários. Em 2023, não há uma resposta única para determinar o melhor serviço de streaming de música - mas os principais concorrentes são capazes de oferecer experiências robustas e interessantes para o público. 
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -