- Publicidade -
- Publicidade -
24.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

FlexClip: um editor de vídeo online poderoso e muito simples

Venho testando diferentes ferramentas de vídeo há algum tempo: minha alergia a ferramentas complexas vem de longe, no final muitos usuários só precisam de uma edição simples, mas não trivial, precisamos de uma ferramenta que nos permita usar camadas, uma linha do tempo para editar e fazer cortes, efeitos pré-desenhados para não morrer tentando criá-los por conta própria e a possibilidade de adicionar nossa marca (logo, cores) para ser consistente. FlexClip é tudo isso e muito mais.

Não é o único, mas é uma boa alternativa, vamos ver algumas de suas funções.

O que é FlexClip

FlexClip é um editor de vídeo online (com versão em espanhol) com o qual podemos… Bem, editar vídeo, como você pode imaginar. Sua vantagem é que é:

- Publicidade -
  • Simples e muito fácil de usar
  • Tem muitos modelos e recursos
  • Ele permite que você importe recursos com muita facilidade, até mesmo do seu celular.

Já temos muitas soluções no mercado, não é o que era há alguns anos atrás, mas tem várias coisas no FlexClip que eu gostei muito.

Para quem é o FlexClip?

É uma ferramenta perfeita para editores e profissionais de marketing amadores que precisam criar vídeos para redes sociais, cursos e muito mais. O acabamento é bastante profissional sem “comer muito a cabeça”, e acho que é exatamente o que muitos de nós precisamos: edição, gravação de tela + câmera e micro, temas pré-concebidos para que não fique sem graça e rápido.

Portanto, é uma boa ferramenta para:

  • criadores de conteúdo digital
  • treinadores
  • comerciantes
  • Proprietários de sites ou e-commerce

Recursos do FlexClip

Basicamente, acho que tem tudo o que a maioria de nós precisa: podemos gravar a partir da própria ferramenta, importar arquivos, usar templates, stock videos, música…

Edição de vídeo em dois modos

Temos o modo “timeline” e o modo “storyboard” (este último mais parecido com o Canva).

O modo “timeline” é mais parecido com o das plataformas tradicionais. Permite fazer cortes e combinar camadas.

Com o modo “storyboard” ou storyboard criamos cenas, que editamos separadamente. Acho que esse modo pode ser mais adequado para quem procura, por exemplo, fazer um curso: colocamos a introdução, a saída e no meio cada música ou parte “de uma vez”.

- Publicidade -

Também temos várias proporções padrão: panorâmicas, andares, quadrados… Basicamente, os 5 formatos mais comuns.

Gravação de tela

Também podemos gravar a tela, a câmera ou apenas a voz.

Uma coisa que gostei muito é que permite editar a aparência da máscara com a qual colocamos a câmera: circular, quadrada e muitas outras formas, para que não fiquemos todos com o mesmo formato.

Modelos

Temos muitos modelos pré-desenhados com diferentes funções: introduções, finais, transições, anúncios…

E o resto das funções usuais

Podemos importar arquivos, até mesmo de nossos celulares, algo que nos poupa do incômodo típico de enviar recursos para nós mesmos via WhatsApp, carregá-los no Drive e as milhares de outras rodadas que muitas vezes acabamos fazendo.

Quanto custa o FlexClip?

Como sempre, aqui coloco os preços na hora de escrever a resenha (2 de novembro), mas é melhor você entrar na página deles caso mudem:

Temos um plano gratuito um pouco limitado, mas o suficiente para nos dar uma ideia, e um plano Business de 20/40 por mês (se pagarmos o ano inteiro fica em cerca de $ 20, se pagarmos menos de $ 40 por mês ).

Pelo conhecimento que tenho das ferramentas e do mercado, acho que está no preço.

Para esta revisão, usei o plano de negócios.

O melhor do FlexClip

  • Fácil de usar.
  • Muito completo.
  • Ele tem alguns recursos que nunca vi antes, como importar do celular.

O pior do FlexClip

  • Alguns modelos são um pouco extravagantes, mas há variedade suficiente.
  • A tradução em espanhol é um tanto fraca, mas pode ser usada sem problemas.

Reflexão final

Acho que é uma ferramenta mais do que sólida que cumpre o que a maioria de nós que tem que publicar ou gravar um vídeo de vez em quando precisa e, eu diria até que pode chegar a um degrau acima de outras que tenho visto no mercado, tem muitas opções para editar e reproduzir animações.

Meu único defeito é que falta um pouco de toque nos templates, se melhorarem isso, teremos uma ferramenta muito, muito top.

É uma alternativa perfeita para outros como Clipchamp ou Canva. E a partir de agora é muito provável que eu o use para meus vídeos.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -