- Publicidade -
26.6 C
Balneário Camboriú

12ª edição do festival gastronômico Balneário Saboroso começou nesta quinta e segue até o final do mês

Lançamento ocorreu na noite desta quarta-feira e reuniu autoridades, em evento no Cristo Luz

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A 12ª edição do festival gastronômico de Balneário Camboriú, o Balneário Saboroso, iniciou nesta quinta-feira (8), seguindo até o próximo dia 31. Participam 27 restaurantes, com os mais variados cardápios (R$ 69,90 por pessoa o menu completo – entrada, prato principal e sobremesa).

O Saboroso voltou a acontecer em julho, seu mês ‘original’, já que a última edição, por conta da pandemia, aconteceu em novembro/2020, em um formato voltado para o verão.

A cerimônia ocorrida no Cristo Luz, q1uarta-feira, reuniu convidados, como donos de restaurantes, presidentes de entidades e imprensa. O Página 3 compareceu e conversou com alguns dos envolvidos, que opinam sobre a importância do Saboroso e o ‘start’ dele na lista dos próximos eventos que vão acontecer na cidade, com destaque para a Primavera BC, que começa em 04 de setembro. Confira. 

“Esperamos conseguir fazer o melhor Saboroso da história” 

Margot Rosenbrock Libório, presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, entidade que organiza o Balneário Saboroso

Margot
- Publicidade -

“Uma vez mais estamos juntos, buscando engrandecer a gastronomia de Balneário Camboriú. Mais do que nunca, vemos que um turismo de qualidade só se faz com gastronomia de qualidade. Neste momento temos esperança, apesar de tudo que aconteceu. Temos a vacina, temos muitos eventos agendados… e acreditamos no futuro.

Esperamos conseguir fazer o melhor Saboroso da história. Eu acompanhei 10 edições, só não participei da organização das duas primeiras, é uma alegria ver que o Balneário Saboroso permanece trazendo uma gastronomia de tanta qualidade e, depois de 12 anos, os restaurantes continuam nos surpreendendo!

A gente vive esse momento de redes sociais, a questão tecnológica, e o Balneário Saboroso está na nossa mão, no aplicativo, no site, e você olha para os pratos dos restaurantes e ainda se surpreende, tem vontade de ir em todos, eles conseguem gerar em nós essa vontade.

- Publicidade -

O Saboroso faz muita diferença para os restaurantes, atrai, inclusive levando clientes que não os conheciam, e principalmente durante a semana, com a opção de ir com menos movimento. Entrem nas nossas redes sociais (@balneariosaboroso), baixem o aplicativo Movimenta BC, o Balneário Saboroso é um presente para Balneário e para os nossos moradores e turistas”.


Saboroso é o start: Primavera BC a partir de 4 de setembro 

Geninho Góes, secretário de Turismo de Balneário Camboriú

Geninho

“Esperança e uma nova realidade, esse é o momento! Ano passado a gente não tinha esse cenário, temos hoje mais de 50% das pessoas vacinadas em Balneário, embora os cuidados precisem continuar, e o Balneário Saboroso está dentro disso. Eu acho muito importante o Saboroso estar acontecendo e pena que ele dura tão pouco tempo, mas vem para deixar a vontade e divulgar os restaurantes de nossa cidade.

Antigamente tínhamos em todos os restaurantes o filé de congrio a Belle Meunière, se repetia em todos, e hoje temos uma diversidade! Tem mexicana, tailandesa, japonesa, árabe… muitos tipos! E isso é muito bom para Balneário, que recebe um público bem exigente.

Tenho esperança que, a partir de setembro, a gente já possa fazer os nossos eventos, com todo o controle necessário, mas que possamos começar. As pessoas virão, elas querem vir para Balneário, e inclusive já estão vindo. As viagens serão mais próximas, o público virá de carro, viajando com a família, mas a nossa cidade precisa ter vida.

A Primavera BC representa exatamente o florescer, o recomeçar, o evento começa dia 4, teremos várias atividades bacanas como passeio ciclístico, maratona. Vem muita coisa boa por aí! O Natal também começará mais cedo, dia 30 de outubro, seguindo até 6 de janeiro. Teremos seis meses de temporada. Essa união com as entidades e empresários é essencial, temos feito reunião com a CDL, Sinduscon, Convention, todos os segmentos organizados pela nossa cidade”. 


“Estamos bem otimistas com a participação no Saboroso” 

Beatriz Figueiredo e Maicon Maciel são proprietários do Poke Luau, restaurante que está participando pela primeira vez do Saboroso

Beatriz e Maicon, proprietários do Poke Luau

“Somos um restaurante novo na cidade, a sede é em Joinville, abrimos lá há dois anos, e entramos em Balneário há cinco meses. O evento é bem importante para estarmos representando a nossa marca aqui, já conhecíamos o Saboroso e fizemos um cardápio bem diferenciado. O próprio poke, que é uma culinária havaiana, é um prato que pode ser consumido no dia a dia e está bem especial (o menu). Mesmo sendo um prato que lembra mais o verão, ele pode ser consumido no inverno, por isso utilizamos o camarão frito, que representa mais essa coisa do aconchego, do inverno.

Estamos bem otimistas com a participação no Saboroso. Trabalhamos bastante com o delivery também, que estará disponível para quem preferir pedir o menu em casa”.


“Existe uma demanda reprimida gigantesca por eventos” 

Vilton Santos, presidente da CDL de Balneário Camboriú

Vilton

“O comércio vê com ótimos olhos o Balneário Saboroso, pois ele marca um momento de retomada para o turismo como um todo. Agora com a evolução da vacinação, pelo o que a gente saiba estaremos todos vacinados até final de agosto, nos deixa muito otimistas porque existe uma demanda reprimida gigantesca por eventos. Nós, na CDL, lançamos a Uni CDL na última semana em um evento pequeno, para 40 pessoas, mas vimos o brilho nos olhos, a necessidade do ser humano estar confraternizando no presencial.

Temos vários eventos programados para o segundo semestre, como o da primavera, e a CDL vai estar junto, provavelmente promovendo um concurso de vitrines. Vejo que toda a sociedade precisa apoiar, criar esse clima de otimismo, para retomarmos de forma muito forte o turismo em nossa cidade”.


“Temos que nos preparar, porque acredito que teremos uma ‘explosão’ de eventos” 

Antônio Demos, presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Balneário Camboriú (AMPE BC)

Antônio Demos

“Vemos que é um evento de grande importância, que já se tornou clássico na cidade em sua 12ª edição, e contempla muitos pequenos empreendedores, ou que começaram pequenos e hoje cresceram. A gastronomia faz parte de nossa vitrine, ela é um grande atrativo, e é importante as entidades estarem unidas para agregar valor, como acontece no Saboroso, que se tornou um atrativo e torna Balneário um destino para um público mais exigente.

Temos que nos preparar, porque acredito que teremos uma ‘explosão’ de eventos nos próximos seis meses, assim como no ano que vem, tudo tende a voltar de forma forte porque há uma demanda reprimida muito grande, as pessoas querem vir para Balneário e isso para nós é muito bom”.


“Tem um sabor especial para a cidade!” 

Marcos Arnhold Junior, coordenador dos cursos de Turismo e Gastronomia da Univali

Marcos

“O Balneário Saboroso é, vou brincar com as palavras, tem um sabor especial para a cidade! E para nós que fazemos parte do trade, porque ele foi um projeto que nasceu de uma maneira relativamente tímida e foi tomando um corpo, crescendo de uma maneira muito bonita pelo esforço do Convention Bureau e por diversos parceiros, assim como nós, que estivemos juntos desde o início. Fazíamos na Univali diversas atividades paralelas (como as aulas-show com chefs renomados, a exemplo de Henrique Fogaça, jurado do Masterchef) e queremos retomá-las, provavelmente no próximo ano.

O Saboroso trouxe um brilho a mais, antes tínhamos as férias de julho, mas agora temos as férias de julho com o Balneário Saboroso. Os empresários dos restaurantes compraram e entenderam a proposta e fazem a cada ano edições mais maravilhosas, produções impactantes.

Fico muito feliz por ver que ele já está na história de Balneário, que já tem atratividade por várias razões, e agora também pela alta gastronomia. Vida longa ao projeto!”.


“Todo evento é bem-vindo porque contribui para todos” 

Hélio Dagnoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Balneário Camboriú (Sindilojas)

Hélio

“Eu vejo que todo evento que vem para Balneário Camboriú, como o Balneário Saboroso, é acreditar no retorno do turismo para a nossa cidade. Vendo tantos restaurantes participando me lembrei da Festa das Nações que tínhamos e que reunia tantos pratos, com tantas etnias, vi que sinto falta e que poderíamos retomar, e o Saboroso também transmite isso.

Como presidente do Sindilojas, vejo que todo evento é bem-vindo porque contribui para todos, incluindo para o comércio, pois atrai turistas. O associativismo voltou a se fortalecer com a pandemia, e sentíamos muita falta desse calor humano, como o do evento de hoje. Essa união dos empresários é um grande diferencial e que realmente agrega muito valor”.


“O Saboroso contribui muito para a cidade e para todo o ecossistema”

Héderson Cassimiro, presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc)

Héderson

“A Acibalc se orgulha muito de participar e acompanhar o festival há tantos anos. O Saboroso contribui muito para a cidade e para todo o ecossistema, comércio, indústria, hotelaria. É bom para a cidade como um todo. Festivais como esse, tão bem organizado… a gente vê com bons olhos!

Os eventos são fundamentais para a retomada e com a vacinação acelerada isso vai acontecer. Com a cidade enfeitada, eventos acontecendo, como o Saboroso, Primavera BC, Natal, restaurantes abertos, vindo mais gente e vendo uma cidade fortalecida e bonita, faz muita diferença para o empreendedorismo, você fortalece e ajuda a todos”.

Texto e Fotos: Renata Rutes

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -