Perto de 30 empresários estarão divulgando as atrações de Balneário Camboriú no stand da Secretaria de Turismo (Sectur), na Feira Internacional do Turismo (FIT), que inicia neste sábado (1º) e termina na terça-feira (4), em Buenos Aires, na Argentina. Em meados de setembro, cerca de 25 empresários participaram do stand da Sectur na Expo ABAV, no Recife, com o mesmo objetivo da FIT: atrair turistas para Balneário Camboriú.
Os dois primeiros dias da FIT são voltados ao público final e nos dias 3 e 4/10 o fluxo é totalmente de profissionais do turismo.
A hoteleira Margot Rosenbrock Libório, vice-presidente de Captação de Eventos do Convention Bureau, que esteve na ABAV e estará na FIT, disse que neste momento, onde a retomada do turismo internacional é um fato, a expectativa para o evento na Argentina é bastante positiva.
“Penso que devido à crise econômica que a Argentina atravessa, teremos uma mudança no perfil do turista que vem de lá, viajarão pessoas de maior poder aquisitivo. O grande desafio é mostrar a este público um destino que se reinventou mesmo em tempos de pandemia”, colocou.
Margot entende que o ponto mais impactante é mostrar a ampliação da faixa de areia da Praia Central.
“Para este público da FIT esta será a grande novidade, acompanhado da gama de novos atrativos turísticos, como os três equipamentos do grupo Oceanic e a FG Big Wheel. Além disso tivemos evolução em toda a região, reurbanizações e novos equipamentos. São vários pontos que, unidos, reforçam o destino como produto turístico”, argumenta a hoteleira.
A volta do Mercosul
Com larga experiência e vivência nas questões relacionadas ao turismo de Balneário Camboriú, Margot está otimista para a próxima temporada.
“Os mercados do Mercosul sempre foram muito importantes para Balneário Camboriú. Hoje temos uma nova cidade e várias mudanças de cenário. Acredito que o mercado nacional seguirá muito forte e também consistente (pois o turismo interno acontece durante todo o ano), mas veremos mais argentinos, chilenos, uruguaios e paraguaios no próximo verão, será perceptível a volta deste turista”, acredita.
Costa Verde & Mar
A Costa Verde&Mar também estará representada na FIT. A presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Turismo, Noeli Thomé disse que a FIT permite a troca com o público final, além dos agentes de viagens.
“É uma grande chance de apresentarmos nossas atrações e conquistarmos os turistas e aqueles que comercializam a Costa Verde & Mar para eles, nos tornando, assim, o seu próximo destino”, colocou Noeli.
Os roteiros
Para atrair os olhares dos turistas da América Latina e dos profissionais da área, a Costa Verde&Mar apresentará as novidades da região do Litoral Centro-Norte catarinense, formada pelas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.
Entre as novidades, os roteiros da Costa Verde&Mar: o Circuito de Cicloturismo, autoguiável, cruza as nove cidades da região turística e passa por áreas urbanas, de natureza, praias e o interior; o Roteiro de Ecoturismo e Aventura, com trilhas, cachoeiras, tirolesas, escalada, entre outros, além de informações sobre o Tour da Experiência, onde o turista pode exercitar atividades típicas locais ligadas à gastronomia, natureza e cultura. E ainda terá a apresentação do Guia Náutico e as suas praias, atividades aquáticas, serviços e produtos.