O Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro que mantém Balneário Camboriú entre os municípios com maior fluxo turístico, junto com as 27 capitais.
Em dezembro do ano passado, o município figurava entre os 151 da categoria A do Mapa, mas em março último, o Ministério do Turismo mudou os nomes, de acordo com a vocação turística. Agora são três categorias substituindo as antigas letras A,B,C,D e E: ‘Municípios turísticos’, ‘Municípios com oferta turística complementar’ e ‘Municípios de apoio ao turismo’.
Balneário Camboriú hoje segue na categoria máxima.
A prefeita Juliana Pavan comemorou dizendo que Balneário Camboriú se consolida mais uma vez como referência nacional em turismo.
“Manter a categoria máxima reforça nosso compromisso com a excelência, a inovação e a qualidade na experiência oferecida aos visitantes. Seguiremos firmes na missão de promover um turismo sustentável, inteligente e acolhedor, que valorize nossa cidade e impulsione o desenvolvimento local”, destacou.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Evandro Neiva disse que a participação no Mapa é fundamental, pois demonstra a maturidade e o profissionalismo do trade, além da responsabilidade de se manter atualizado com o Ministério do Turismo.
“Isso reforça o peso e a relevância de Balneário Camboriú como um dos principais destinos indutores do turismo no Brasil”, acrescentou.
As novas categorias
Os ‘municípios turísticos’ são aqueles que concentram os maiores fluxos de visitantes e detêm os principais atrativos e serviços turísticos.
Os ‘municípios com oferta turística complementar’ (até então categorias C e D) possuem atrativos e serviços que agregam à oferta da região.
Os ‘municípios de apoio ao turismo’ (atualmente categoria E), não têm fluxo turístico ou apresentam movimento pouco expressivo, mas se beneficiam da atividade fornecendo, para cidades com oferta complementar, mão de obra, serviços ou produtos associados ao setor.
A mudança atende às diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e estratégico do setor nos próximos anos.
Exigências são as mesmas
Para figurar no Mapa do Turismo Brasileiro, o município deve possuir uma secretaria ou departamento de Turismo; contar com uma Lei Orçamentária específica; ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur; manter um Conselho Municipal de Turismo ativo; assinar um termo de compromisso e preencher a aba de atividades turísticas no sistema.
O Mapa do Turismo é uma importante ferramenta de gestão e planejamento do Ministério do Turismo. Além de reconhecer os destinos com maior relevância no cenário nacional, ele também orienta a aplicação de recursos federais e embasa políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor.