- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú

Feriado tem indicativo de forte movimento em Balneário Camboriú

A obra de alargamento é hoje a principal atração

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O feriado prolongado de Nossa Senhora de Aparecida junto com o Dia da Criança, na próxima terça-feira (12), está com boa ocupação hoteleira, cercado de expectativas otimistas e se o tempo ajudar, poderá ser o melhor de todos, antes e depois da pandemia, apesar da inflação que vem assustando os brasileiros e impedindo muitos deles de praticar o lazer.

(Divulgação/PMBC)

Na opinião das pessoas envolvidas diretamente com turismo, este feriado já é uma tradição na cidade, que começou junto com as Oktoberfestas, que atraíam muitos visitantes para a região. Especialmente no período da Oktoberfest, de Blumenau, que sempre coincidia com este feriado nacional. Balneário Camboriú durante muitos anos era literalmente ‘ocupada’ por turistas festeiros neste período. 

O secretário de Turismo Geninho Góes disse que a pasta que comanda não tem dados numéricos sobre o movimento de visitantes, porque ali não tem reservas. Mas com base no que colheu junto ao ‘trade’ acredita que o movimento será forte. Além de Geninho, a reportagem colheu diversas opiniões e todas, sem exceção, apostam num ‘super feriado’, principalmente porque além de todas as atrações que Balneário Camboriú tem, existe uma nova motivação: a obra do alargamento da Praia Central que tem atraído muitos visitantes todos os finais de semana.

Acompanhe:

- Publicidade -

.

“Este feriado é uma amostra do que vai ser a temporada”

Geninho Góes, secretário de Turismo 

(Divulgação/CVBC)

“Realmente o feriado de 12 de outubro sempre é uma amostra do que vai ser a temporada, embora durante os finais de semana, desde agosto, a hotelaria está com uma ocupação muito boa e setembro foi extraordinário. 

O contraste entre a vontade de viajar e a inflação é que a inflação vai atingir todo mundo. Aquela pessoa que não pode colocar a viagem como prioridade não vai viajar…mas tem um público que continua podendo deixar a viagem, o lazer na sua lista de prioridades e estes acabam vindo para o nosso destino, que inovou, que está bem atrativo, tem ótimos equipamentos turísticos, hotelaria, restaurantes.

- Publicidade -

Nosso público de feriado é o catarinense, o gaúcho, o paranaense e o paulista.  Há 2 semanas a CVC  estava aqui na cidade com 30 grupos. mesmo tendo a crise da pandemia,  a crise econômica, existe um grande percentual de pessoas que vão priorizar…pessoas que iriam para o exterior antigamente agora não vão pela alta do dólar, por causa da pandemia, eles vão eleger destinos brasileiros para visitar. 

Esse é um ponto favorável. Foi feita uma pesquisa pela Booking que mostrou que Balneário Camboriú está entre os três destinos mais desejáveis, isso é muito bom para nós.

Mesmo com uma crise, acreditamos que teremos um cenário muito favorável para o turismo da cidade, é o que chamamos de reaquecimento da economia. O movimento que começou em agosto esperamos que vá até abril, com alguns picos naturais, Natal, Ano Novo e Carnaval.

O último fator não menos importante é o alargamento da faixa de areia que deu uma projeção nacional para nossa cidade”.

.

“Acreditamos em 90% de ocupação hoteleira”

Andrezza M.Negrini, diretora de Hospedagem do Sindisol e vice-presidente do Convention Bureau

(Arquivo Pessoal)

“Nossas expectativas para o feriado próxima são as melhores. Acreditamos em 90% de ocupação hoteleira, mas podendo sim chegar a 100%. 

A procura antecipada foi ótima, mas existe uma demanda de última hora que cresceu muito, nos surpreendendo positivamente neste período.  

Lembrando a todos que nosso aplicativo MovimentaBC tem toda agenda do Primavera Verão disponível para moradores e turistas que queiram desfrutar o melhor em nossa Balneário Camboriú, acompanhada das melhores opções em atrativos, gastronomia, hotelaria e comércio”.

.

“Por tradição, este é um dos melhores feriados do ano”

Evódio João de Souza, diretor do Parque Unipraias

“Nesses 22 anos de Unipraias, este é tradicionalmente um dos melhores feriados do ano. Acredito que, se der um tempo bom, será um feriadão de bastante movimento aqui no Parque.

Estamos muito otimistas com a retomada da economia como um todo, após esse período tão delicado que atravessamos durante a pandemia. 

O primeiro semestre de 2021 marcou o início da recuperação do setor de turismo no Brasil, que ganhou força com o avanço da vacinação.

Tudo nos leva a acreditar que, daqui para frente, os números serão ainda mais positivos, já que há uma evolução crescente em todos os setores da economia”.

.

“Mesmo com inflação, as pessoas precisam sair”

Margot Rosenbrock Liborio, presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau

(Arquivo Pessoal)

“Movimento excelente para o feriado.

Pelo que percebi, o que pode dar uma segurada no povo é a previsão do tempo, nada otimista, mas mesmo assim será um feriado de mais de 90% de ocupação. 

Mesmo com inflação, as pessoas querem e precisam sair. Recuperar os momentos de convivência.

Provavelmente quem não poderá viajar serão as classes que eram entrantes no mercado, ou o turismo social. Classes A, B e C vão viajar.  Para a classe A a inflação afeta pouco, B e C vão se adaptar, mas vão viajar”.

.

Hélio Dagnoni, presidente do Sindilojas BC

(Divulgação/Sindilojas)

“Com certeza Balneário vai estar lotada. Mesmo com essa inflação galopante, preço de gasolina, aumento de tudo, muita gente vai emendar o feriado. Sempre digo que se Balneário tivesse um feriado emendado uma vez por mês a gente trabalharia mais sossegado na temporada. 

Realmente é um termômetro muito forte para o verão. 

Balneário é um atrativo muito grande, muita gente com investimentos aqui, casas, apartamentos…

De acordo com aquela pesquisa que a Fecomércio fez sobre a serra catarinense no inverno, ela foi superior a números antes da pandemia…e ainda estamos em pandemia…mesmo que em um relaxamento com a vacinação  – e esperamos que todos vacinem…

O nosso comércio em algumas cidades que conhecemos está muito forte e em outros feriados já tivemos movimento muito bom, indicando que teremos mais um feriado muito bom e uma temporada excelente”. 

.

Vilton Santos, presidente da CDL

(credito Bia Martins)

“Feriadões que antecedem o verão são sempre um excelente termômetro para o comércio de Balneário Camboriú. Eles indicam como está a disponibilidade do público (especialmente o visitante habitual de Santa Catarina) para estar e consumir na cidade quando a temporada chegar.

As evidências do setor turístico indicam que teremos a cidade cheia e um público com maior poder de consumo neste verão. E isso deve ser visto neste feriadão de Dia das Crianças. Depois de um ano e meio de restrições, a expectativa é de receber um perfil diferente de visitante com maior poder de compra e que será menos impactado com a inflação verificada nos últimos meses.

Para preparar o setor para este momento de retomada, a CDL de Balneário Camboriú traz cursos de vendas no formato presencial e online (através da Academia de Negócios UNICDL) e do concurso especial de vitrines e experiências de Natal que iremos lançar em breve dentro da programação oficial de Natal da cidade.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -