- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Férias coletivas: Quais os cuidados para o fim de ano em pandemia

Às vésperas de um novo ano, o otimismo influencia no desejo de viajar e festejar, no entanto, ainda há cuidados que devem ser tomados para as festas de fim de ano durante a pandemia

Texto Dalton Ribeiro

Perto de nossas celebrações de fim de ano, é comum muitas empresas conciliarem as datas festivas com as férias coletivas, estas são concedidas por decisão do empregador, geralmente para evitar que funcionários disputem a mesma época e a fim de evitar o desfalque em algum setor. 

Porém, como no último ano, continuamos dentro do período de pandemia do Covid-19, que neste mesmo ano ceifou a vida de milhares de pessoas. 

Isso não tira toda a aura especial que as festas de fim de ano nos trazem, tampouco desanima o brasileiro a seguir firme em suas compras e celebrações.

Isso, amparados por um sentimento de otimismo e animosidade com os índices de vacinação que o Brasil alcançou.

São pelo menos mais de 77% de população vacinada com a primeira dose e mais de 64% vacinada com as duas doses ou dose única que colaboram para que vejamos a sociedade se encaminhar para sua normalidade.

- Publicidade -

Ainda assim, mesmo diante de todo o cenário positivista do momento, não podemos baixar a guarda, e é necessário manter ainda os cuidados gerais e sanitários que o momento nos pede.

Um dos carros chefes da celebração são as compras de fim de ano, que levam grande parte da população aos grandes centros de compras e shoppings. Outro ponto importante que deve ser retomado neste fim de ano, são as viagens e reuniões familiares.   

Ambos os eventos geram grandes aglomerações, tudo aquilo que temos evitado nos últimos 21 meses. 

- Publicidade -

Abaixo, destacamos alguns dos cuidados necessários para que esta época seja aproveitada com toda alegria que o momento pede, sem deixar de se preparar para todos os possíveis problemas que possam aparecer.

Compras seguras 

O mercado tem se preparado em ritmo acelerado para encarar a volta da população às compras. Otimistas com o cenário que se apresenta devido a vacinação, comércios se preparam para receber com cuidado seus clientes.

Mas estes não podem se esquecer de suas responsabilidades neste momento tão delicado. O aumento do fluxo de pessoas em shoppings, lojas, e pontos de entretenimento, como parques, cinemas, bares e restaurantes exige uma cooperação contínua entre todos. 

Além dos cuidados como máscara e álcool em gel, continua sendo parte importante o distanciamento social e evitar locais com altas taxas de aglomeração.

De mãos dadas a isso, contasse a assertividade em procurar locais abertos, como parques, ou restaurantes e bares com área externa para confraternizações de fim de ano.

Viagens inesquecíveis

Nem só de compras vivemos, e por mais que ainda tenhamos que tomar muitos cuidados sanitários, um dos maiores eventos do ano costuma ser associado a uma grande viagem. 

Mais comumente o litoral está associado às festas de fim de ano, mesmo que estejamos com eventos mais reservados ao núcleo familiar e com as queimas de fogos canceladas pelas principais cidades, ainda é esperado um grande número de pessoas na região.

E para melhor se preparar para este momento são necessários alguns cuidados que muitas vezes nos esquecemos.

Malas feitas

Reservas de hotel ou casa locada, roupas separadas, protetor solar, alimentação, máscara e álcool em gel certo. 

A partir disso, o que é necessário fazer? Para aqueles que irão fazer viagens com ônibus ou avião, é crucial se preparar para a viagem com antecedência e providenciar as passagens.

Quanto mais perto da data, além de mais caro, é provavelmente maior a chance de encontrar aglomerações ou até mesmo a falta dessas passagens. Tudo se torna uma disputa e um risco neste momento tão delicado que ainda vivemos.

Muitos ainda têm o benefício de poder viajar em seu carro próprio, o que de maneira alguma afasta o fato de que é necessário tomar alguns cuidados.

Manutenção preventiva x Manutenção corretiva

Importantíssimo para todos os momentos, mas um cuidado especial a fim de prever ou resolver problemas antes de uma viagem, a manutenção preventiva, ou revisão, se apresenta no lado oposto da manutenção corretiva. 

A manutenção corretiva chega de forma alarmante e pontualmente. Um problema ocorre e é preciso ser resolvido. 

Parece simples, mas pode atrapalhar completamente sua viagem, como por exemplo, no meio do caminho dar uma pane elétrica e você não conseguir dar comandos básicos ao carro como dar a seta.  

Por isso, a manutenção preventiva se apresenta de modo a descobrir qualquer possível problema que seu carro possa apresentar antes de uma viagem. 

O que conferir antes de viajar

Documentação do condutor e veículo

Parte importante e talvez negligenciada pelo esquecimento, esse é o passo número um para garantir o começo da viagem com segurança e evitar transtornos. É recomendável deixá-los com fácil acesso, no porta-luvas dentro de uma pastinha, por exemplo.

Assim, caso sejam requisitados, não há perda de tempo e a apresentação dos documentos de maneira imediata e organizada ajuda na resolução da situação.

Checar óleos e fluidos

Verificar a data da última substituição e da próxima troca, procurar por vazamentos e observar o estado do óleo e do filtro, além dos fluidos de freio e da direção hidráulica e o líquido do arrefecimento. 

Alinhar e balancear o carro

Estes andam lado a lado e é necessário verificar com constância para garantir conforto e estabilidade no carro independente da época do ano, mas, dado a pressa e ansiedade do fim de ano, é importante ressaltar. 

Conferir a suspensão

A fim de garantir segurança, é de suma importância estar com a suspensão em dia, de modo que possa encarar várias horas de estrada que muitas vezes é irregular e apresenta buracos.

Testar freio

Esta se apresenta como uma das questões de segurança máxima na manutenção preventiva, de modo a evitar acidentes de vários tipos e gravidades.

Avaliar a parte elétrica

Conferir bateria e testar todas as luzes do carro.

Calibrar e conferir os pneus

Não menos importante, pois não basta tê-los, é necessário uma atenção especial em avaliar a qualidade dos pneus.

É necessário conferir o aspecto físico, se estão carecas ou não, furados ou desgastados, incluindo atenção às rodas, se estas possuem trincas ou não e não se esquecendo de fazer o mesmo com o estepe.

Mais do que enfrentar uma viagem durante este período, com todos os cuidados que temos que ter em relação a nossa saúde e dos outros, é importante então se precaver diante de todas as possibilidades para poder aproveitar da melhor forma o final de mais um ano.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -