- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Mais de 30 empresas se credenciaram no Selo de Sustentabilidade, que será entregue em dezembro

As secretarias de Turismo e Meio Ambiente de Balneário Camboriú estão fazendo as visitas do programa Selo Turismo Qualificado, focado na Sustentabilidade. 

(Reprodução)

A ação da prefeitura, inédita no país, visa promover as boas práticas adotadas pela cadeia produtiva do turismo, e contou com mais de 30 inscrições. 

Os próximos serão Atendimento ao Turista, Acessibilidade, Segurança e Medidas Sanitárias e serão lançados semestralmente.

- Publicidade -

Através do site oficial (www.seloturismoqualificadobc.com.br) as empresas podem se credenciar, para receber a visita para saber se estão dentro dos critérios do selo ou não.

A turismóloga Luciana Vargas, que atua na Secretaria de Turismo, lembra que a secretaria ‘encabeça’ o programa, mas que trabalham em parceria com outras secretarias do município, a exemplo do Meio Ambiente, no Selo de Sustentabilidade. 

“O Selo foca no que o turista espera, por isso é ‘Turismo Qualificado’, buscando os diferenciais que temos como cidade, além do que Balneário já é e de sua infraestrutura, mas também diferenciais entre hotéis e atrativos, e a sustentabilidade é um dos temas mais falados. Uma pesquisa recente do Booking apontou que 80% dos turistas diz que buscam e valorizam a sustentabilidade quando escolhem onde se hospedar, visitar, etc. Balneário é tecnológica, inovadora, e também buscamos a sustentabilidade. O Ministério do Turismo nos apoia, porque somos a primeira cidade a fazer algo assim no Brasil”, salienta.

Segundo Luciana, mais de 30 estabelecimentos se cadastraram neste primeiro selo, mas que nem todos conseguiram cumprir todos os critérios (que podem ser conferidos no site oficial – www.seloturismoqualificadobc.com.br

Haverá três categorias: ouro, prata e bronze, para incentivar também que as empresas que consigam o selo busquem manter ou avançar (por exemplo, será possível evoluir sustentavelmente e passar de bronze para prata e assim sucessivamente). 

“Será um estímulo para as empresas melhorarem e também para outras entrarem. A entrega dos primeiros selos será em dezembro, já para esta temporada de verão. Fizemos também uma capacitação com guias de turismo, e eles, quando fizerem o city tour com turistas, irão falar do programa, incentivar que turistas reconheçam os estabelecimentos que possuem o selo”, acrescenta.

A prefeitura vai incentivar que cada vez mais empresas da cidade entrem no programa, que visa qualificar, diferenciar, posicionar e divulgar Balneário Camboriú. 

- Publicidade -

“Será uma ‘prova’ de que investimos na sustentabilidade e ainda estaremos sempre fiscalizando para conferir se os critérios continuam sendo seguidos. Estamos bem contentes com a adesão deste início, com atrativos, comércios e meios de hospedagem abraçando essa causa tão importante”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -